O programa Opinião da TV Cultura falou sobre a importância dos setores da Cultura e da Ciência e de que maneira eles estão sendo mantidos atualmente no Brasil. O programa contou com a participação de Renato Janine Ribeiro, presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), e Helena Nader, vice-presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e presidente de honra da SBPC, e o sociólogo e diretor regional do Sesc São Paulo, Danilo Miranda.
Para Nader, a pandemia trouxe o valor da ciência. “Apesar de algumas pessoas do governo insistir que a Terra é plana, a ciência está presente. As pessoas têm percepção do valor da ciência”, comenta.
Quanto à Cultura, Miranda comenta que o setor já vinha sofrendo antes do momento pandêmico, mas a questão se agravou durante a pandemia. “O mundo do conhecimento sofreu um abalo. Essa é a grande questão na medida que esses assuntos são da alta relevância e precisam ser atendidos”, comenta. Para ele, as instituições e as pessoas que produzem ciência e cultura precisam de apoio e suporte financeiro adequados.
Ao abordar os cortes retirados da ciência e tecnologia recentemente, o presidente da SBPC disse que o valor é decisivo para que a ciência brasileira não morra. Segundo ele, estes recursos podem ser úteis na renovação de equipamentos, compra de insumos, realização de congressos e pesquisas. Janine Ribeiro disse ainda que para reverter a situação o governo precisa enviar ao Congresso Nacional um PLN para liberar os recursos.
Veja o programa na íntegra: Opinião/TV Cultura
Jornal da Ciência