Programação científica começa nesta segunda-feira com debates sobre CT&I, educação e meio ambiente

Com 35 atividades presenciais e virtuais ao longo do dia, agenda começa às 8h da manhã, com a abertura da ExpoT&C, e vai até às 20h30. O evento é aberto a todos

A programação científica da 75ª Reunião Anual da SBPC começa nesta segunda-feira, 24 de julho, com todo o gás. Serão 35 atividades ao longo dia, entre sessões presenciais, realizadas no campus Centro Politécnico da Universidade Federal do Paraná (UFPR), e virtuais (transmitidas pelos canais da SBPC, da UFPR e das demais entidades realizadoras). Parte das sessões realizadas presencialmente na UFPR também terão transmissão ao vivo (saiba mais no final do texto).

O dia começa com a abertura da ExpoT&C, às 8h, com presença de autoridades. Logo após a cerimônia, às 9h30, Rosana Onocko Campos, presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), irá apresentar a conferência “Que ciência construiu o SUS?”. A atividade, que será realizada no auditório 02 (1º andar)- Engenharia Química, será apresentada por Deivisson Vianna Dantas dos Santos, professor da UFPR.

Outro destaque da manhã é a conferência “Políticas públicas de cultura e democracia”, que será proferida por Luzia Aparecida Ferreira Lia, da Escuela Nacional de Antropología e História do México. A atividade, promovida pela Sociedade Científica de Estudos da Arte (CESA), será apresentada por Edwin Pitre-Vásquez, professor associado e pesquisador do Programa de Pós-graduação em Música – Mestrado e Doutor da UFPR, às 9h30 no anfiteatro 6 – Ciências Biológicas.

A Reunião Anual contará com nove reuniões preparatórias para a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, com representantes de instituições científicas e tecnológicas de todo o País. A primeira será nesta segunda-feira, às 13h. Coordenada por Renato Janine Ribeiro, presidente da SBPC, esta sessão terá a participação de Ana Maria Alves Carneiro da Silva, pesquisadora do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas da Universidade Estadual de Campinas (NEPP/Unicamp), Mercedes Maria da Cunha Bustamante, presidente da presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), e Vinícius Soares, presidente da Associação Nacional de Pós-graduandos (ANPG).

Para responder à questão “Os brasileiros confiam na ciência?”, a mesa-redonda reunirá Luisa Massarani, coordenadora do Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia (INCT-CPCT), Vanessa Oliveira Fagundes, Assessora de comunicação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e coordenadora do programa de comunicação da ciência dessa instituição, e Soraya Soubhi Smaili, professora titular do Departamento de Farmacologia da Escola Paulista de Medicina da Unifesp e Coordenadora do Centro de Estudos Sociedade Universidade e Ciência (SoU_Ciência). A atividade será às 16h no auditório Leo Grossmann – Ed. Blocos Didáticos.

Diversos assuntos relacionados ao meio ambiente estarão entre os debates do dia. Às 9h30, Sonia Magalhães, professora associada na Universidade Federal do Pará (UFPA), irá apresentar a conferência “Meio ambiente, direitos e violência: as grandes infraestruturas da Amazônia”, no auditório 01 (Térreo) – Engenharia Química.

Já na parte da tarde, às 16h, Marilene Corrêa da Silva Freitas, professora titular do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), irá coordenar a mesa-redonda “Projeto Face – a Amazônia mudando a alocação de carbono”. O debate reunirá Carlos Alberto Nobre, pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), David Montenegro Lapola, coordenador do programa de pós-graduação em Ambiente & Sociedade da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e Luiz Eduardo Oliveira e Cruz de Aragão, pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Outro destaque do dia é a sessão especial “Uma história de lutas: 75 anos da SBPC”. Coordenado por Renato Janine Ribeiro, presidente da SBPC, a atividade reunirá Ildeu de Castro Moreira e Ennio Candotti, ambos presidentes de honra da SBPC. O encontro será às 18h30 no auditório Central – Ed. Setor Tecnologia (1º andar).

Transmissão

As atividades da 75ª Reunião Anual da SBPC, realizadas em cinco auditórios da Universidade Federal do Paraná (UFPR) serão transmitidas ao vivo pelo YouTube. As que ocorrerão nos auditórios “Leo Grossmann” e do auditório Central do prédio da Tecnologia terão transmissão pelo canal da SBPC. Enquanto as discussões realizadas nos auditórios 01 (Térreo) e 02 (1º andar) do prédio da Engenharia Química e no auditório do anfiteatro do prédio da Química, serão transmitidas pelo canal da UFPR.

A 75ª Reunião Anual da SBPC vai até o dia 29 de julho no Centro Politécnico da UFPR.

Confira a programação completa no site do evento: https://ra.sbpcnet.org.br/75RA/.

Jornal da Ciência