Debates em torno da desigualdade social, pobreza e insegurança alimentar estarão presentes na programação da 74ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). O evento, que está com inscrições abertas e gratuitas, será realizado de 24 a 30 de julho de forma híbrida, nos quatro campi da Universidade de Brasília (UnB) e também com transmissões pelo YouTube da SBPC e da UnB.
No dia 26, será realizada a conferência “Pobreza, desigualdades, proteção social e saúde no Brasil”, promovida pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), das 9h às 10h30, de forma virtual. Apresentado por Rômulo Paes de Sousa, do Centro de Pesquisas René Rachou (CPqRR), a palestra será proferida pelo pesquisador Maurício Lima Barreto, da Fiocruz Bahia.
Já no dia 28, a “Geografia da fome: insegurança alimentar e aumento da fome na pandemia” será tema de mesa-redonda que será realizada no campus Darcy Ribeiro da UnB, das 16h às 18h30. Coordenada por Fernanda Sobral, vice-presidente da SBPC, a sessão contará com a participação de Ana Maria Segall-Corrêa, professora associada (Livre Docente em 2008) aposentada da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com vinculo de professora colaboradora no curso de Pós-graduação da Fundação Oswaldo Cruz-Brasília, Rubem Carlos Araújo Guedes, professor titular da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Sílvio Crestana, professor convidado e orientador do Programa de Pós-graduação em Ciências da Engenharia Ambiental da Escola de Engenharia de São Carlos-USP e um dos fundadores da Embrapa Instrumentação Agropecuária, e Nathalie Beghin, coordenadora da Assessoria do Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc), em Brasília.
Confira aqui todas as informações sobre o evento: https://ra.sbpcnet.org.br/74RA/.
Jornal da Ciência