A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e a Academia Brasileira de Ciências (ABC) realizam, nos dias 22 e 23 de maio, o seminário “Vozes da Ciência: Contribuições para a Estratégia Nacional e Plano Decenal de CT&I 2026–2035”. Com transmissão ao vivo pelo canal da SBPC no YouTube, o evento reúne especialistas, representantes de instituições científicas e autoridades públicas para debater propostas concretas para o futuro da ciência, tecnologia e inovação no Brasil. A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, participará da primeira sessão, no dia 22.
A iniciativa dá continuidade às propostas levantadas na 5ª Conferência Nacional de CT&I, realizada em julho/agosto de 2024, e tem como base o Livro Violeta, documento que reúne as principais recomendações do encontro. O objetivo é transformar essas diretrizes em políticas públicas estruturadas e sustentáveis para os próximos dez anos.
A programação está organizada em oito mesas temáticas, que abordam desde o financiamento à ciência básica até a comunicação pública da ciência. Os debates também tratarão da formação de recursos humanos, mudanças climáticas, combate à pobreza, inovação e o papel estratégico das unidades de pesquisa federais.
Confira a programação e os participantes:
Dia 22 de maio
8h30 – Abertura
Contextualização histórica, apresentação da agenda estratégica e fala de autoridades.
Participantes: Renato Janine, presidente da SBPC; Helena Nader, presidente da ABC; Luciana Santos, ministra da CT&I; e Sergio Rezende, presidente de honra da SBPC; Francilene Garcia, vice-presidente da SBPC e coordenadora da Subcomissão de Sistematização e Documentação da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (5ª CNCTI); e Luiz Antônio Elias, do Inpi;
9h – Mesa 1: Ciência Básica: Alicerce para um Brasil Justo e Competitivo
Enfatiza a necessidade de recompor investimentos em pesquisa fundamental, descentralizar a produção científica e ampliar a formação com diversidade.
Participantes: Helena Nader, presidente da ABC e presidente de honra da SBPC; Aldo Zarbin, professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e conselheiro da SBPC; Ricardo Galvão, presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); Anderson Gomes, secretário-geral adjunto e diretor do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE); e na mediação Fernanda Sobral, diretora da SBPC e professora emérita da Universidade de Brasília (UnB).
10h30 – Mesa 2: Pesquisa Aplicada e Saberes Tradicionais para Inovação Sustentável
Debate a integração entre ciência, cultura, saberes comunitários e inovação sustentável.
Participantes: Mercedes Bustamante, professora titular da Universidade de Brasília (UnB); Patrícia Muniz de Medeiros, professora adjunta da Universidade Federal de Alagoas (Ufal); Marlucia Martins, professora orientadora do programa de Zoologia MPEG da Universidade Federal do Pará (UFPA); e na mediação Márcia Barbosa, reitora e professora titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
14h – Mesa 3: Articulação, Missão e Sustentabilidade das Unidades de Pesquisa do MCTI
O debate vai discutir o papel estratégico das UPs na política nacional de CT&I; analisar desafios de financiamento, pessoal e infraestrutura; e identificar caminhos para integração com universidades, estados e setor produtivo.
Participantes: José Roque, diretor-geral do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM); Marcio Portes de Albuquerque, diretor do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF); Jailson Andrade, vice-presidente da Academia Brasileira de Ciências; na mediação Ana Teresa Vasconcelos, diretora da SBPC.
15h30 – Mesa 4: Formação de Recursos Humanos e Expansão das Universidades
Discute a conexão entre ensino, pesquisa, qualificação técnica e os desafios da transição ecológica e tecnológica.
Participantes: Jorge Audy, superintendente de Inovação e Desenvolvimento da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS); Vinícius Soares, presidente da Associação Nacional de Pós-graduandos (ANPG); Denise Carvalho, presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes); na mediação Ado Jório de Vasconcelos, professor titular no Departamento de Física da Universidade Federal de Minas Gerais.
Dia 23 de maio
9h – Mesa 5: Mudanças Climáticas, Meio Ambiente e Desenvolvimento Nacional
Aponta caminhos científicos para a mitigação dos impactos climáticos e a resiliência ecológica.
Participação: Paulo Artaxo, vice-presidente da SBPC; Marina Hirota, professora assistente de Meteorologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Antonio Miguel Vieira Monteiro, chefe da Divisão de Processamento de Imagens do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE); na mediação Luiz Davidovich, professor titular da UFRJ e ex-presidente da ABC.
10h30 – Mesa 6: Ciência para Combater as Desigualdades, a Fome e a Miséria
Foca na contribuição da ciência para políticas públicas de inclusão, segurança alimentar e redução da pobreza.
Participação: Renato Janine, presidente da SBPC; Reinaldo Guimarães, presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco); Carlos Gadelha, líder da rede de Pesquisa sobre Desenvolvimento Sustentável, Complexo Econômico-Industrial da Saúde; e na mediação Samuel Goldenberg, pesquisador emérito da Fiocruz.
14h-15h30 Mesa 7: “Inovação e Neoindustrialização: Rumo a uma Economia Verde, Digital e Inclusiva”
Debaterá a construção de um novo paradigma de desenvolvimento industrial, verde e digital, alicerçado em ciência, inovação e soberania.
15h30 – Mesa 8: Comunicação Pública da Ciência e Cultura Científica
Reflete sobre estratégias para ampliar o acesso ao conhecimento, enfrentar a desinformação e fortalecer a cultura científica no país.
Participação: Ildeu Moreira, presidente de honra da SBPC e professor do Instituto de Física e do programa de pós-graduação em história das ciências da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Soraya Smaili, professora titular do Departamento de Farmacologia da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp); Marie Santini, fundadora e diretora do Netlab (Laboratório de Estudos de Internet e Redes Sociais da UFRJ); e na mediação Claudia Linhares, secretária-geral da SBPC.
17h – Encerramento e síntese dos debates
O seminário será transmitido ao vivo pelo canal da SBPC no YouTube (www.youtube.com/canalsbpc) e é aberto a todos.
Jornal da Ciência