Formada em Química, mestre e doutora em Arqueologia, Conceição Lage é professora da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e trabalha há anos com a francesa Niède Guidon, pioneira na arqueologia piauiense. Pesquisadora e conselheira científica da Fundação Museu do Homem Americano (desde 1986), Lage juntou suas duas especialidades ao desenvolver a Arqueometria em arte rupestre, que significa analisar a estrutura químico-mineralógica de pigmentos pré-históricos e depósitos de alteração em registros arqueológicos.
Em março, ela foi uma das palestrantes da mesa-redonda “Território Ancestral: Desafios Nacionais da Arqueologia e da Paleontologia”, parte da programação da Reunião Regional da SBPC no Piauí, evento coordenado pela cientista Ana Tereza Ribeiro de Vasconcelos, diretora da SBPC.
Confira na nova edição do Jornal da Ciência Especial a entrevista em que Conceição Lage fala dos projetos de educação e pesquisa nos principais sítios arqueológicos do estado e os desafios dessa atividade na região.
A cobertura completa das atividades da Reunião Regional está na nova edição do Jornal da Ciência Especial. Baixe o seu exemplar gratuitamente e boa leitura!
Janes Rocha – Jornal da Ciência