Tags:

Ciência e Tecnologia em debate em Vitória da Conquista, Bahia

O IFBA-Conquista promove a vinda do secretário regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Nelson Pretto, que proferirá conferência de abertura da semana sobre “Ciência aberta para o desenvolvimento social”. O evento será no auditório do IFBA, nesta quarta feira (15/10), às 19 horas. Segundo Pretto, “com o veloz desenvolvimento científico e tecnológico no mundo contemporâneo, é necessário se pensar sobre as possibilidades trazidas pelas novas formas de construção aberta de conhecimentos, impulsionados pelas redes sociais e as tecnologias de informação e comunicação”.
Promovido pelo Instituto Federal de Educação (IFBA-Vitória da Conquista) acontecerão diversas atividades como parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do IFBA – SECITEC 2014.
 
O IFBA-Conquista promove a vinda do secretário regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Nelson Pretto, que proferirá conferência de abertura da semana sobre “Ciência aberta para o  desenvolvimento social”. O evento será no auditório do IFBA, nesta quarta feira (15/10), às 19 horas. Segundo Pretto, “com o veloz desenvolvimento científico e tecnológico no mundo contemporâneo, é necessário se pensar sobre as possibilidades trazidas pelas novas formas de construção aberta de conhecimentos, impulsionados pelas redes sociais e as tecnologias de informação e comunicação”. 
 
Nelson Pretto, que é professor da Faculdade de Educação da UFBA e membro da Academia de Ciência da Bahia, questiona: “qual o papel das universidades e institutos de pesquisa na região visando na construção de um mundo justo, colaborativo e solidário de sociedade?”.
 
Além da conferência no IFBA, haverá uma reunião na UFBA e outra na UESB sobre a própria SBPC, visando fortalecer esta histórica sociedade científica e arregimentar esforços com o objetivo de propor uma reunião regional da SBPC para o segundo semestre de 2015 em Vitória da Conquista.
 
As reuniões regionais da SBPC costumam atrair um grande número de estudantes, professores e pesquisadores para discutir amplamente os temas mais candentes da atualidade. Para o secretário regional da SBPC, “estas reuniões regionais são uma oportunidade sem igual para podermos alavancar as pesquisas e a divulgação científica na região, colocando-a no foco das atenções nacionais, o que seguramente atrairá um bom número de professores e futuros investimentos para o desenvolvimento da C&T local”.
 
A última reunião regional da SBPC ocorrida na Bahia foi em 2010, em Cruz das Almas, e atraiu cerca de 4 mil pessoas, tanto da região como da Bahia e de outros estados do Brasil. (http://www.ufrb.edu.br/sbpc/ e http://www.sbpcnet.org.br/livro/reconcavo/)
 
(Ascom Sec. Regional da Bahia/SBPC)