Em entrevista à TV GGN dessa segunda-feira, 03 de junho, Renato Janine Ribeiro, presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e ex-ministro da Educação, conversou com o jornalista Luis Nassif sobre a realização da 76ª Reunião Anual da SBPC, que acontece de 7 a 13 de julho em Belém, e criticou o avanço de projetos de expansão de escolas cívico-militares no País.
Segundo Janine Ribeiro, a entidade abraçou a sugestão da Universidade Federal do Pará (UFPA) de levar a 76ª Reunião Anual da SBPC à Belém, pela oportunidade de realizar na região Amazônica um evento para discutir e promover a sustentabilidade em tempos de crise climática. “Será uma reunião belíssima, com uma programação cultural muito intensa organizada pela UFPA e o grande tema, que será ‘Ciência para um futuro sustentável e inclusivo: por um novo contrato social com a natureza’. Queremos pensar sobre como podemos ser uma sociedade mais sustentável.”
Sobre a militarização das escolas púbicas, Janine Ribeiro falou sobre o retrocesso na Educação e desvalorização dos professores que essas propostas representam. “A educação serve para ensinar os jovens a pensarem e criarem. Se há uma forma de evitar isso, é militarizando a escola. O conceito já está errado, vão pagar policiais aposentados para dar aula, o que é mais uma depreciação na carreira tão fundamental do professor”, comentou.
Veja a entrevista na íntegra a partir de 25’20”: Jornal GGN