Renato Janine Ribeiro toma posse como presidente da SBPC nesta sexta-feira

Cerimônia em que nova Diretoria da entidade assume gestão para o biênio 2021-2023 tem participação de ex-presidentes da República e grandes nomes da ciência brasileira

O filósofo, professor da Universidade de São Paulo (USP) e ex-ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, toma posse na noite desta sexta-feira, 23 de julho, como presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) para o biênio 2021-2023.

A nova Diretoria, Conselho e Secretários Regionais assumem a gestão da entidade com apoio de ex-presidentes da República e grandes nomes da ciência brasileira. Em vídeo, Fernando Henrique Cardoso, Luiz Inácio Lula da Silva, Dilma Rousseff reiteram a importância do conhecimento científico e de políticas públicas robustas que viabilizem seu pleno desenvolvimento no País.

Ao lado deles, Margareth Dalcolmo, médica, professora e pesquisadora da Fiocruz, e Paulo Saldiva, médico patologista e professor da USP, ícones da luta contra a covid-19 no Brasil, ressaltam o apoio da SBPC às instituições científicas e aos pesquisadores do País ao longo de seus 73 anos de existência.

Por fim, a jornalista Rosa Freire d’Aguiar, viúva do economista e ex-ministro do Planejamento e também da Cultura, Celso Furtado, faz a leitura de trechos da conferência que Furtado proferiu na sessão inaugural da 31ª Reunião Anual da SBPC, realizada em Fortaleza, em 1979. O texto fala da responsabilidade dos cientistas para a cidadania e o processo de reconstrução social.

A solenidade de posse da nova gestão da SBPC será realizada durante sua Assembleia Geral de Sócios, a partir das 18h30, em sessão fechada. Logo em seguida, às 20h30, os diretores recém-empossados serão apresentados a todo público na Cerimônia Virtual de Encerramento da 73ª Reunião Anual da SBPC, com transmissão pelo YouTube. Na ocasião, Janine Ribeiro fará seu discurso de apresentação e o vídeo com as autoridades será transmitido.

SBPC