Recife recebe, de 13 a 19 de julho, a 77ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), reunindo centenas de pesquisadores do Brasil e do exterior no campus Dois Irmãos da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Com mais de 200 atividades gratuitas, o evento busca democratizar o acesso à ciência.
O tema deste ano, “Progresso é ciência em todos os territórios”, enfatiza a diversidade brasileira e os desafios regionais. A coordenadora-geral, Cláudia Linhares, destacou o compromisso de abordar desigualdades que vão do financiamento científico à fome e violência, contemplando diferentes áreas do conhecimento.
Entre as novidades está a estreia da SBPC Mulher, que vai discutir o papel feminino na redução das desigualdades, a maternidade, a deficiência, o envelhecimento e a qualidade de vida. Também estão previstas discussões sobre políticas públicas de equidade e o panorama de gênero na ciência.
O evento coincide com um marco histórico: pela primeira vez, mulheres assumem a liderança das duas principais entidades científicas do país — a SBPC, com Francilene Garcia, e a Academia Brasileira de Ciências.