A Reunião Regional da SBPC em Sobral (CE), que teve como tema “Educação Básica de Qualidade: currículo, carreira e gestão escolar”, teve cerca de 3 mil inscritos, além do público geral que visitou o evento gratuitamente e os internautas, que puderam acompanhar algumas atividades com transmissão on-line. O encontro foi realizado de 27 a 30 de março no Centro de Convenções da cidade. A Reunião também celebrou o Centenário da observação do eclipse que foi decisivo para comprovar a Teoria da Relatividade Geral de Albert Einstein.
A maioria do público era da região, mas o evento também contou com participante de outros 15 estados, além do Distrito Federal.
A secretária regional da SBPC no Ceará, Claudia Linhares Sales, disse que a Reunião Regional, que era para ser um teste para as comemorações em maio do Centenário do Eclipse de Sobral, ganhou corpo e luz própria. “O evento foi um sucesso. Uma grande oportunidade para explicar a história desse importante eclipse para a comunidade, inclusive para os professores do ensino básico, que são multiplicadores. A Reunião foi uma oportunidade para a comunidade se apropriar de sua história”, avaliou.
Sales, que é professora da Universidade Federal do Ceará, ressaltou que o evento abordou diversas facetas da educação básica, com exemplos de casos exitosos da cidade e da região, em que educadores discutiram gestão, problemas nas escolas, além de fazerem reflexões sobre suas atuações. “Os assuntos abordados conseguiram chamar a atenção para a importância da educação no geral e, assim, atingiu a todos. Além dos professores do ensino básico, pessoas que não são educadores também se envolveram com os debates e com as histórias relatadas. A gente consegue, com alguns pontos comuns, retirar elementos importantes para reflexão. Não podemos planejar o futuro, sem conhecer o passado”, concluiu.
Sales destacou, por exemplo, que na conferência do professor Carlos Roberto Jamil Cury, vice-presidente da SBPC, o público pode debater a história do Plano Nacional de Educação. “Já em outra palestra, do (educador) Daniel Cara, observamos os desafios da educação pública no Brasil. Sem contar tantos outros assuntos importantes como currículo escolar, participações em olimpíadas e feiras científicas e desempenho em avaliações nacionais”, contou.
O secretário de educação de Sobral, Herbert de Lima, também comemorou o sucesso da Reunião e ressaltou sua importância para traçar novos planos e desafios para a educação da cidade. “O evento foi muito importante para discutirmos a nossa experiência na educação básica, com relatos de sala de aula, com a apresentação de professores. Foi uma valiosa colaboração para traçarmos metas para o futuro”, disse.
Já o presidente da SBPC, Ildeu de Castro Moreira, chamou a atenção para a qualidade dos temas discutidos no evento, especialmente os debates que abordaram como políticas continuadas e investimentos governamentais são fundamentais para o avanço da educação e da ciência em qualquer lugar do mundo. “Estamos vivendo momentos difíceis e todas essas discussões nos fortalecem, nos fornecendo bases para caminharmos adiante. É importante que estejamos unidos”, disse ao ler o manifesto em defesa da educação, da ciência e da democracia divulgado no dia 30 de março pela SBPC. O documento foi produzido por ocasião da Reunião Regional da SBPC com apoio de pesquisadores, professores, estudantes, Prefeitura e instituições públicas do município. O documento foi subscrito por mais de trinta sociedades científicas associadas à SBPC com ampla repercussão nas redes sociais.
Além de palestras, mesas-redondas e bate-papos, o evento contou ainda com a apresentação de 233 pôsteres de professores, que relataram suas experiências ou práticas de ensino-aprendizagem.
Troféus para estudantes
Como não poderia faltar em um evento de ciências, a Reunião Regional foi palco também da 1ª Feira de Ciências das escolas públicas municipais de Sobral, atividade que reuniu 131 equipes nos dias 28 e 29 de março no Centro de Convenções, onde se realizava o evento da SBPC. Na atividade, professores orientadores e estudantes da Educação Básica apresentaram práticas exitosas em diversas áreas do conhecimento. Ao final das apresentações, na sexta-feira, foi realizada uma cerimônia de premiação, na qual 12 equipes levaram troféus que faziam menção ao Centenário do Eclipse de Sobral, um incentivo para seguirem instigados pela pesquisa.
Os estudantes vibravam a cada nomeação, e se emocionavam quando tinham o nome de sua equipe convidada ao palco para receber das mãos do secretário de educação de Sobral, do presidente e da secretária regional da SBPC o prêmio. “Essa premiação foi muito emocionante, porque mostra para esses alunos que todos são capazes”, avaliou Sales.
Vivian Costa – Jornal da Ciência