As Reuniões Regionais realizadas pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) têm alguns objetivos centrais: trazer a Ciência nos debates da atualidade, popularizar o acesso à Ciência para as pessoas e organizar e centralizar a comunidade científica local. Neste sentido, a Reunião Regional do Espírito Santo, que começará nesta quarta-feira (19/02) na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), tem uma missão: a retomada da Secretaria Regional da SBPC no estado.
“Desde 2006 não temos uma Secretaria Regional no Espírito Santo, e isso me parece muito intrigante”, comenta a secretária-geral da SBPC, Claudia Linhares Sales. “Desde que participo da Diretoria da SBPC, em 2021, temos conselheiros do ES e muita interação com o estado na área de divulgação científica. As nossas exposições ‘Centenário do Eclipse de Sobral’, ‘Bicentenário do Fritz Muller’, ‘Cientistas do Brasil’ e, mais recentemente, ‘Cesar Lattes e Johanna Döbereiner’ foram expostas no Espírito Santo. Nenhuma outra unidade federativa do Brasil, exceto o Distrito Federal, recebeu tantas exposições assim da SBPC. Penso que existe no estado uma cultura da SBPC.”
Sales também ressalta o papel do físico Ennio Candotti, que será homenageado na cerimônia de abertura do evento. Falecido em 2023, Candotti foi uma das figuras que mais ocupou a cadeira da presidência da SBPC, com quatro mandatos exercidos entre os anos de 1989 e 2007. “O professor Ennio Candotti também atuou durante 10 anos na Ufes e deixou a sua marca na cultura acadêmica local.”
A primeira Reunião Regional da SBPC foi realizada em 1983 em São Luís (MA), mas o evento veio a se consolidar com um formato parecido ao dos dias de hoje somente no ano seguinte, em João Pessoa (PB). Como a SBPC era conhecida na época por suas Reuniões Anuais, o maior evento científico da América Latina, a ideia das Reuniões Regionais era a realização de eventos menores, que pudessem olhar para as necessidades científicas de comunidades locais. Esta já é a 56ª edição do encontro.
A mobilização da comunidade científica do Espírito Santo tem dia e horário para acontecer: nesta quinta-feira (20/02), às 18h30, no Teatro da Ufes, quando acontecerá a Reunião de Sócios da SBPC, um encontro específico para a articulação política, aberto a todos que desejam participar.
Professor da Ufes e membro da equipe organizadora da Reunião Regional, Gabriel Luchini ressalta a importância do evento e do engajamento da comunidade local. “A gente está num processo de aproximar cada vez mais a universidade dos problemas concretos do Espírito Santo. Porque o nosso estado tem um enorme potencial em diferentes frentes, seja na agronomia, na indústria, entre outros, e a Reunião Regional está tratando de um problema muito premente, que são questões climáticas e a preservação do oceano. Inclusive, nós estamos aqui, na costa oceânica. O evento reforça o compromisso que a universidade tem com o nosso desenvolvimento local. E a gente quer, de fato, a participação do nosso corpo docente, dos nossos estudantes, exatamente para que a gente consiga conectar o que é desenvolvido aqui com as soluções de problemas nacionais e internacionais.”
Para a secretária-geral da SBPC, Claudia Linhares Sales, o retorno da SBPC ao Espírito Santo, com este evento, será um marco muito importante para fortalecer e concretizar a reabertura da secretaria regional da entidade no Estado.
“A última vez que estivemos aqui foi em 1994, realizando a 46ª Reunião Anual da SBPC. Inclusive, o evento contou com um tema incrivelmente atual e necessário, embora eu diga isso com tristeza: ‘A ética e a consolidação da democracia’. Retornar ao estado com essa bela Reunião Regional nos enche de boas expectativas de reabrir essa Secretaria em um estado tão parceiro e tão ativo na SBPC”, conclui.
O evento
A Reunião Regional da SBPC no Espírito Santo será realizada entre os dias 19 e 21 de fevereiro, no campus Goiabeiras da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), em Vitória. Com o tema “Clima e Oceano: a urgência de construir um futuro sustentável”, a programação reunirá especialistas, pesquisadores, professores e o público em geral para debater a crise climática e a gestão responsável dos recursos naturais.
O evento é gratuito, aberto ao público e está com inscrições abertas. Para conferir a programação atualizada e realizar sua inscrição, basta acessar o site oficial: https://rr.sbpcnet.org.br/espiritosanto
Rafael Revadam – Jornal da Ciência