A sessão de abertura da Reunião Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) no Espírito Santo, que ocorrerá em 19 de fevereiro, incluirá atividades especiais. A programação destacará uma homenagem ao físico Ennio Candotti, falecido em 6 de dezembro de 2023, e contará com uma conferência do professor Paulo Artaxo, do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IF-USP) e vice-presidente da SBPC, que irá discutir como construir uma sociedade sustentável. O evento será realizado no Teatro da Ufes (Universidade Federal do Espirito Santo) e transmitido ao vivo pelo canal da SBPC no YouTube.
Durante a homenagem, será lançado um livro dedicado à vida de Candotti, organizado por figuras importantes da história da SBPC e pelo Centro de Memória Amélia Império Hamburger (CMAIH), responsável pelo acervo da entidade. Candotti, conhecido por ser um dos principais defensores da política científica brasileira, foi quatro vezes presidente da SBPC. Ele acreditava que não havia separação entre o desenvolvimento de um país e a preservação ambiental. Apaixonado pela Amazônia, fez da região sua casa e criou um museu a céu aberto. Para honrar seu legado, a SBPC continuará com uma programação especial em 2025.
A secretária-geral da SBPC e coordenadora-geral da Reunião Regional, Claudia Linhares Sales, compartilha detalhes sobre a homenagem. “Estamos há meses preparando um livro de depoimentos sobre o professor Ennio, que abordará sua trajetória profissional e acadêmica, suas contribuições à ciência brasileira e suas ações em prol da divulgação científica. Também destacará os períodos em que a SBPC esteve sob sua liderança. O lançamento do livro será em fevereiro, por ocasião do aniversário de Candotti, que seria dia 12. Como a Reunião Regional ainda será na Universidade Federal do Espírito Santo, onde ele lecionou por dez anos, achamos que seria o momento ideal para realizar essa homenagem.”
Sales também observa que o tema da Reunião Regional, “Clima e Oceano: a urgência de construir um futuro sustentável”, está diretamente relacionado ao trabalho de Candotti. “Esse tema reflete a trajetória de Ennio, especialmente com o Musa, seu museu vivo da Amazônia, que expressa sua preocupação com a preservação ambiental, uma questão central de nossa Reunião.”
As homenagens a Candotti começaram em abril de 2024, com uma reunião extraordinária do Conselho da SBPC dedicada ao professor. Na 76ª Reunião Anual da SBPC, realizada em julho na Universidade Federal do Pará, Candotti também foi lembrado com uma homenagem durante a solenidade de abertura no Theatro da Paz e uma mesa-redonda sobre seu legado, com a presença de familiares e amigos.
A sessão de abertura ainda contará com uma conferência do professor Paulo Artaxo, referência mundial no estudo das mudanças climáticas e membro do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), que abordará os impactos da crise climática global. A atividade será apresentada por Renato Janine Ribeiro, presidente da SBPC.
“Termos hoje uma sociedade sustentável é um dos tópicos mais importantes do ponto de vista econômico, social, ambiental e climático”, diz Artaxo. Segundo ele, o modelo atual de desenvolvimento econômico está bem longe dessa almejada sustentabilidade, tanto a curto como a longo prazo.
Evento
A Reunião Regional da SBPC no Espírito Santos será realizada no campus Goiabeiras da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), em Vitória. Com o tema “Clima e Oceano: a urgência de construir um futuro sustentável”, o evento reunirá especialistas, pesquisadores, professores e o público em geral para debater a crise climática e a gestão responsável dos oceanos.
Nos dias 20 e 21 de fevereiro, a programação seguirá com mesas-redondas e conferências que abordam temas fundamentais para o desenvolvimento sustentável, como:
- Adaptação climática no Espírito Santo
- Exploração e preservação de biomas oceânicos
- Poluição atmosférica e saúde pública
- Tecnologia e prosperidade econômica
- Impactos e aprendizados do desastre do Rio Doce
- Educação ambiental e políticas públicas
- Caminhos para a sustentabilidade
- Inteligência artificial e suas aplicações científicas
Além disso, o evento oferecerá uma versão especial do Programa SBPC vai à Escola, com oficinas voltadas para professores do ensino básico e estudantes de licenciatura, além de mostras científicas abertas ao público.
Um dos destaques será a exposição interativa “Primatas da Mata Atlântica”, promovida pelo Instituto Nacional do Meio Ambiente, que apresentará a fauna e a importância da preservação dessa rica biodiversidade.
O Museu de Ciências da Vida também marcará presença com inovações em técnicas de preservação de espécimes biológicos, demonstrando o valor da ciência para a conservação e a pesquisa.
Retorno ao Espírito Santo
A realização da Reunião Regional marca o retorno da SBPC ao Espírito Santo, 30 anos após sua 46ª Reunião Anual, que aconteceu em 1994, com o tema “A ética e a consolidação da democracia”. O evento é uma oportunidade de fortalecer o diálogo com a comunidade local e fomentar o desenvolvimento científico na região.
Para conferir a programação atualizada e realizar sua inscrição, acesse o site oficial do evento: https://rr.sbpcnet.org.br/espiritosanto
Participe da Reunião Regional da SBPC!
Jornal da Ciência