Robótica ganha destaque nos minicursos da 77ª Reunião Anual da SBPC

Matricule-se em um dos 47 cursos ofertados no campus UFRPE, com temas em diversas áreas do conhecimento. A SBPC também oferece 17 webminicursos. As vagas são limitadas, garanta a sua!

cartaz_18_06_page-0001A 77ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) traz a robótica como um dos focos da programação de minicursos, que ocorrerão ao longo da semana do evento. Ao todo, serão oferecidos 64 cursos, sendo 47 presenciais e 17 online (webminicursos), contemplando diversas áreas do conhecimento com ênfase na formação docente e na atualização de práticas pedagógicas.

As inscrições podem ser realizadas até 13 de julho, por meio do site oficial do evento: https://ra.sbpcnet.org.br/77RA/, onde também estão disponíveis o regulamento, a ficha de inscrição e a programação completa.

Entre os destaques está o minicurso “Oficina prática de construção de robôs didáticos e de competição”, ministrado por Abner Corrêa Barros (UFRPE), Paulo Hugo Espírito Santo Lima (UPE) e Jadson Cavalcanti de Amorim (SEE/Recife). O curso abordará desde o projeto básico de um robô didático até estratégias de resolução de problemas e categorias de competições existentes, culminando em uma atividade prática: uma competição entre robôs desenvolvidos pelos próprios participantes.

Outro minicurso de relevância é “Robótica educacional com arduino: explorando aplicações em computação e matemática”, conduzido presencialmente por Alceu Domingues Alves (UFRPE). A proposta é oferecer uma imersão no uso da plataforma Arduino como ferramenta pedagógica, explorando aplicações concretas da robótica no ensino de computação e matemática. Os participantes terão a oportunidade de desenvolver habilidades práticas e integrar a robótica como recurso didático inovador e motivador.

Nesta edição, quem optar pela modalidade presencial poderá se inscrever em apenas um minicurso, pois todos ocorrerão simultaneamente, das 8h às 9h30, nos dias 15, 16, 17 e 18 de julho, no campus da UFRPE. Cada curso terá 6 horas de carga horária e é necessário cumprir, no mínimo, 75% de presença para obter o certificado.

Os webminicursos terão 6 horas de aulas gravadas, que poderão ser assistidas até 30 de julho. Nessa categoria é necessário ter 100% de audiência das aulas online para ter direito ao certificado.

A taxa de matrícula é de R$ 15,00 para sócios quites da SBPC e R$ 30,00 para não sócios. Para quem se inscrever em mais de um webminicurso, será concedido desconto no valor total.

As matrículas para ambas as modalidades poderão ser realizadas até 13 de julho, pelo site da 77ª Reunião Anual da SBPC (https://ra.sbpcnet.org.br/77RA), onde também constam a lista completa de cursos, as normas, a ficha de inscrição para o evento e demais informações.

A Reunião Anual

Criada em 1948, a SBPC é uma entidade voltada à defesa do avanço científico e tecnológico e do desenvolvimento educacional e cultural do Brasil. Desde 1949, a entidade realiza, ininterruptamente, as Reuniões Anuais, com os objetivos de difundir para toda a população os avanços da Ciência nacional nas diversas áreas do conhecimento, além de debater políticas públicas nas áreas de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação.

As atividades do evento têm livre acesso e os participantes podem consultar a programação gratuitamente no site e se programar para visitar o evento e assistir às atividades. As únicas atividades que requerem matrícula antecipada (e com taxa) são os minicursos e webminicursos.

Informações sobre programação e todo o evento podem ser acessadas no site: https://ra.sbpcnet.org.br/77RA

Os jornalistas interessados em cobrir as atividades do encontro já podem fazer seu credenciamento acessando este link.

A 77ª edição é uma realização da UFRPE e da SBPC, que tem como sócios institucionais a Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM). Os patrocinadores são Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), Finep, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe) e Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).

Vivian Costa – Jornal da Ciência