A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) encerra sua 74ª Reunião Anual neste sábado com o Dia da Família na Ciência. Após uma semana intensa, com centenas de debates – presenciais e virtuais -, e também muita arte, exposições científicas, cursos e troca de conhecimentos, o evento se despede da Universidade de Brasília (UnB), anfitriã desta edição, com um dia de festa e atrações para todas as idades.
As atividades acontecem nas tendas da SBPC Jovem e ExpoT&C, no campus Darcy Ribeiro da UnB, das 9h às 17h. Os participantes terão a oportunidade de explorar atividades interativas de ciência e tecnologia, aprender sobre experiências científicas e ter suas questões respondidas por cientistas.
Pesquisadores, instituições e laboratórios de todo o País prepararam atrações interativas para despertar o interesse desse público pela ciência, tecnologia e inovação.
Entre as atrações, um helicóptero do Corpo de Bombeiros ficará parado por 2 horas próximo à tenda da SBPC Jovem para crianças e adolescentes entrarem e conhecerem sobre seu funcionamento.
A Agência Espacial Brasileira, por meio do Programa AEB Escola realizará um “Quiz Espacial”, projeções de vídeos astronômicos, em um planetário inflável, oficinas de carrinho foguete, de foguete de garrafa pet e de montagem de dobraduras, e muito mais.
O CED Stella dos Cherubins apresentará o projeto de gamificação do ensino via RPG, que está em curso na escola. Neste projeto, os participantes constroem suas personagens, definindo atributos que demarcam as características de cada um.
O PETi-Biotecnologia realizará a exposição “Cotidiano cientista”, com experimentos práticos em conceitos básicos em ciência, de forma lúdica, criativa e interativa.
O Instituto de Física da UnB fará uma exposição remota da rede mundial de pêndulos. Além do acesso à rede remota de pêndulos, serão realizados experimentos interativos para demonstrar a física em ação.
A Fiocruz estará entre os expositores da SBPC Jovem, ocupando um espaço de quase 100 metros quadrados, onde os visitantes poderão participar de diversas atividades interativas de divulgação científica e conhecer melhor as diferentes atividades da Fundação, como a produção de vacinas e as coleções biológicas.
O Instituto Federal de Brasília (IFB) preparou 20 oficinas para a SBPC Jovem. As atrações incluirão desde a produção de álcool em gel e líquido até o tingimento de tecidos com materiais do Cerrado. Também um pouco de gastronomia, moda e tecnologia, com receitas à base de mandioca, desfiles de moda e oficina de mobiliário que ensinará a aplicar resina epóxi para fazer as peças ilustram um pouco dessa diversidade preparada para o público do evento.
O público também poderá visitar a ExpoT&C, mostra de novas tecnologias, produtos e serviços da ciência brasileira, que neste ano reúne 15 expositores. Lá, os visitantes irão conhecer as mais importantes instituições científicas do País, como a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o Centro Alemão de Inovação em Pesquisas (DWIH) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Também estão presentes atividades da Aliança Francesa e do SindCT, o sindicato que representa os servidores públicos federais que trabalham nas áreas de Ciência e Tecnologia do setor aeroespacial.
O Dia da Família na Ciência é aberto a todos e as atividades são gratuitas. Traga sua família, seus amigos e participe!
Jornal da Ciência