Sátira “A Estátua Amazônica” é a atração da SBPC Cultural deste sábado

Escrita em 1851 pelo dramaturgo Araújo Porto-Alegre, a peça é uma produção do núcleo Arte e Ciência no Palco. O espetáculo será transmitido pelo canal da SBPC no YouTube, hoje, às 19h30

ASSISTA:

whatsapp-image-2020-11-06-at-14-20-11

O terceiro ciclo da 72ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) se encerra neste sábado, 7 de novembro, com a transmissão da peça “A Estátua Amazônica”, do núcleo Arte e Ciência no Palco, com direção de Carlos Palma. O espetáculo, que integra a programação da SBPC Cultural, será transmitido pelo canal da SBPC no YouTube (@SBPCnet) a partir das 19h30.

A Estátua Amazônica é uma sátira escrita em 1851 pelo dramaturgo, caricaturista e homem das letras importante no Brasil do século XIX, Manuel José de Araújo Porto-Alegre. Nela, ele ridiculariza o colonialismo francês, a ambição de uma intelectualidade europeia e do arrogante cientificismo positivista predominante. Seus personagens são caricaturas de aproveitadores em busca de afirmações calcadas em sociedades emergentes.

“A proposta da ‘encenação’ da Estátua Amazônica não se intimida ao ridicularizar o falso eruditismo acadêmico, desfilando engraçados discursos recheados de situações históricas improváveis e absurdas”, comenta o diretor, Carlos Palma, entrevista ao Jornal da Ciência.

Segundo ele, o Arte e Ciência no Palco se inspirou na versatilidade de Araújo Porto-Alegre, utilizando uma linguagem caricatural na expressão dos atores, alinhada ao discurso rebuscado dos oitocentos. “A direção de arte cria ‘cenografias’ gráficas para dar uma outra dinâmica nas tradicionais ‘janelinhas’ das leituras dramáticas”, acrescenta.

Atração imperdível da SBPC Cultural para este sábado, a peça, conforme descreve o diretor, desperta o interesse de pessoas que querem pensar sem dispensar o bom humor.

Com animações gráficas que remetem aos quadrinhos e à lembrança dos cartuns, a história é contada por um elenco de experientes atores de comédia do teatro paulista: Adriana Dham, Décio Pinto, Fábio Mraz, Hélio Cicero, Heitor Goldflus, Oswaldo Mendes, Riba Carlovich, Roberto Ascar, Rose de Oliveira e Walter Breda. As animações são por conta de Adriana Carui e a edição da peça é de Zeca Rodrigues.

Em dezembro, fechando as atividades da 72ª Reunião Anual da SBPC, a SBPC promoverá uma sessão especial com todo o elenco do núcleo Arte e Ciência no Palco. Será um bate papo com o público sobre as três peças transmitidas pela SBPC neste semestre: Vicente e AntônioInsubmissas e A Estátua Amazônica. Mais informações em breve, nas redes sociais da SBPC!

FICHA TÉCNICA:

Atrizes e atores: Adriana Dham, Décio Pinto, Fábio Mraz, Hélio Cicero, Heitor Goldflus, Oswaldo Mendes, Riba Carlovich, Roberto Ascar, Rose de Oliveira, Walter Breda

Autor: Araújo Porto-Alegre

Direção: Carlos Palma

Animação: Adriana Carui

Edição: Zeca Rodrigues

 

Serviço:         

SBPC Jovem – Teatro – “A Estátua Amazônica”

Data: sábado, 7 de novembro, 19h30

Transmissão: youtube/canalsbpc

 

Jornal da Ciência