O Centro de Memória Amélia Império Hamburguer (CMAIH), que abriga o acervo histórico da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), promoveu na última quinta-feira, 6 de junho, na sede da entidade em São Paulo, a atividade de visita mediada “Memória de Portas Abertas”. O encontro fez parte da programação da 8ª Semana Nacional de Arquivos (SNA), que teve como tema este ano Arquivos Acessíveis. O objetivo da SNA é debater entre as instituições detentoras de arquivos por todo o Brasil e o público de usuários o amplo e complexo desafio da acessibilidade, nos seus mais variados sentidos. A campanha é promovida pelo Arquivo Nacional, com o apoio do ICA (International Council on Archives) e da ALA (Asociación Latinoamericana de Archivos).
Na oportunidade, os visitantes puderam conhecer um pouco da história da SBPC por meio de seu acervo. O encontro foi iniciado com uma apresentação sobre os 76 anos de lutas da SBPC, sua relação com importantes marcos legislativos brasileiros, com o estabelecimento de um sistema de ciência e tecnologia no País e seu compromisso com a democracia e a inclusão no Brasil. Depois disso, foi apresentado o percurso institucional do Centro de Memória, desde o período de projeto até sua consolidação, em 2017, e a importância da construção da memória para o desenvolvimento científico nacional. No final, os visitantes foram convidados a conhecer as salas de trabalho e acervo do Centro de Memória para verificar de perto o trabalho que vem sendo desenvolvido nos últimos nove anos.
O acervo da SBPC é público e seu acesso é gratuito. Para conhecê-lo ou fazer pesquisas, basta enviar um e-mail para centrodememoria@sbpcnet.org.br e marcar uma visita. O Centro de Memória Amélia Império Hamburger, da SBPC, fica na sede da entidade, na rua Maria Antônia em São Paulo.
Bruno Roma, historiador documentalista da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC