SBPC-AL realiza debate “Biodiversidade, conservação e sociedade”

O evento, realizado nos dias 23 e 24 de novembro, contou com a participação de Fernanda Sobral, professora emérita da UnB e diretora da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência

SBPC-ALA Secretaria Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência em Alagoas (SBPC-AL) realizou ontem (23) e hoje (24) o debate “Biodiversidade, conservação e sociedade – sociologia e ecologia para uma nova sociedade”, no auditório da Reitoria da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

Segundo Vandick da Silva Batista, professor titular da Ufal e secretário regional da SBPC-AL, o evento tem o objetivo de promover a reflexão sobre como as sociedades dialogam com o ambiente, seja este o da natureza, o econômico, social e o cultural, para viabilizar melhor efetividade das gestões públicas e privadas visando o bem-estar social com base na ciência.

“A ideia do evento saiu da angustia de entender a sociedade e de como trabalhar para conservar o meio ambiente. Por isso, a importância de conversar com diversos especialistas, como antropólogos e sociólogos, que estudam a sociedade, já que precisamos juntar nossas habilidade para chegar em um elemento comum. É preciso chegarmos a pontes de conhecimento nessas diversas áreas para levarmos aos diferentes gestores soluções e não só problemas. Não apenas críticas, mas também oferecer parcerias”, explicou Batista.

FErnanda Sobral - SBPC-ALA palestra de abertura intitulada “A Ciência e a Sociodiversidade” foi proferida por Fernanda Sobral, professora emérita da Universidade de Brasília (UnB) e diretora da SBPC.

Sobral falou como as diferentes ciências podem contribuir com o conhecimento da sociobiodiversidade. “Eu mostrei que além de diferentes biomas, nós temos diferentes culturas que devem ser conhecidas e preservadas. Também apontei a importância da transversalidade do conhecimento, tanto no sentido de várias ciências poderem contribuir integradamente como também com a participação de outros atores sociais”, comentou.

Francisco Barros, professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA) apresentou, em seguida, a palestra “Colaboração e coautoria na produção de conhecimento científico: de onde viemos, a onda estamos e para onde vamos”.

No segundo dia de evento, a programação contou com a palestra “O sistema de avaliação dos programas de pós-graduação: situação atual, desafios e perspectivas”, proferida por Paulo Santos, da professor titular do Departamento de Zoologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e diretor de Avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoas de Nível Superior (Capes).

Os vídeos das palestras estarão disponíveis na próxima semana no canal da SBPC-AL no YouTube.

Jornal da Ciência