Aziz Ab’Sáber, um dos mais brilhantes geógrafos do Brasil, será homenageado pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) nesta quinta-feira, dia 24 de outubro, em uma mesa-redonda que destaca suas contribuições à ciência e ao meio ambiente. A homenagem ocorrerá no Centro MariAntonia da USP, em São Paulo e reunirá nomes de destaque da ciência brasileira para revisitar o legado desse intelectual, que não só transformou a geografia do país como também liderou a SBPC entre 1993 e 1995.
Renato Janine Ribeiro, presidente da SBPC, abrirá o evento, que contará com a coordenação de Francisco de Assis Mendonça, professor titular da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e organizador do livro “AZIZ NACIB AB’SÁBER: Ciência, meio ambiente e cidadania (Uma homenagem ao Mestre!)“, lançado recentemente pela SBPC. Participam da mesa Helena Nader, presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e presidente de honra da SBPC, Aldo Malavasi, professor titular aposentado de Evolução do Departamento de Genética da USP e ex-diretor da SBPC; Roseli de Deus Lopes, professora titular da Escola Politécnica da USP e também ex-diretora da SBPC, e Tales Ab’Sáber, filho do geógrafo e professor de Filosofia da Psicanálise da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Na ocasião, também será lançado o livro “Leituras Indispensáveis 4: Contribuições do Prof. Aziz Nacib Ab’Sáber”, mais uma obra organizada por Francisco Mendonça, que reúne as ideias e descobertas do geógrafo. O evento, além de gratuito, está aberto a todos os interessados, respeitando a capacidade do local.
Cientista comprometido com a causa ambiental
Aziz Ab’Sáber nasceu em São Luiz do Paraitinga, interior de São Paulo, no dia 24 de outubro de 1924, e ao longo de sua carreira foi reconhecido como uma das maiores autoridades mundiais em geografia física. Suas pesquisas sobre os domínios morfoclimáticos do Brasil foram fundamentais para a compreensão da diversidade ecológica do país, influenciando políticas de preservação ambiental e estudos sobre o uso sustentável do território brasileiro.
Ab’Sáber formou-se em Geografia e História pela USP, onde também concluiu seu doutorado, tornou-se livre-docente e ocupou a posição de professor titular. Em reconhecimento por suas inúmeras contribuições na universidade, recebeu o título de professor emérito da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.
Além de sua destacada carreira acadêmica, Ab’Sáber foi uma figura de relevância política dentro da SBPC, onde, além de presidente, atuou como vice-presidente (1983-85) e secretário (1987-89). Ele desempenhou papel fundamental na elaboração de propostas para a Assembleia Nacional Constituinte e na defesa da emenda popular contra a fabricação de armas nucleares no Brasil. Também foi um dos mais firmes críticos da privatização da Vale do Rio Doce e das mudanças no Código Florestal, sempre colocando a proteção ambiental como prioridade.
O geógrafo ainda presidiu o Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico de São Paulo (Condephaat) e idealizou o projeto Floram, que visava à recuperação florestal de áreas degradadas, pelo Instituto de Estudos Avançados da USP. Ab’Sáber também atuou como consultor técnico de governos, defendendo a preservação do patrimônio natural do Brasil.
Sua notável carreira foi amplamente reconhecida por prêmios como o Jabuti (1997, 2005 e 2007), o Prêmio Almirante Álvaro Alberto (1999) e o Prêmio Unesco para Ciência e Meio Ambiente (2001). Em 2011, foi laureado com o título de Intelectual do Ano, recebendo o Prêmio Juca Pato.
Aziz Ab’Sáber faleceu em 16 de março de 2012, aos 87 anos, deixando um legado inestimável para a ciência brasileira.
SERVIÇO
Centenário do Professor AZIZ AB’SÁBER
Data: 24 de outubro de 2024
Horário: 14h
Local: Centro MariAntonia USP (rua Maria Antônia, 294 – 3º andar)
Abertura: Renato Janine Ribeiro (USP – Presidente da SBPC)
Coordenação: Francisco de Assis Mendonça (UFPR)
Participantes: Helena Nader (Unifesp/ABC), Aldo Malavasi (USP), Roseli de Deus Lopes (USP) e Tales Ab’Saber (Unifesp)
Jornal da Ciência