A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) convida todas as suas Sociedades Científicas Afiliadas para enviarem indicações de candidatas ao 7º Prêmio “Carolina Bori Ciência & Mulher”, cuja chamada foi anunciada na segunda-feira, dia 15. Nesta edição, a premiação será dedicada à categoria “Mulheres Cientistas”, que contempla pesquisadoras brasileiras destacadas de instituições nacionais que tenham prestado relevantes contribuições à ciência, gestão científica e em ações em prol da ciência e tecnologia nacional. O edital com todas as informações pode ser acessado neste link.
Ao todo serão três vencedoras, de cada uma das três grandes áreas do conhecimento: Humanidades; Biológicas e Ciências da Saúde; e Engenharias, Exatas e Ciências da Terra. Cada vencedora receberá um prêmio em dinheiro no valor de R$ 25 mil (vinte e cinco mil reais).
As indicações para a premiação poderão ser feitas pelas sociedades científicas afiliadas à SBPC até o dia 07 de novembro.
“Estamos lançando mais um Prêmio Carolina Bori e, neste ano, celebramos o crescimento da premiação, com o aumento no número de inscrições, que vêm subindo de ano a ano, além do próprio prêmio, cada vez mais significativo. Isso mostra a força das mulheres pesquisadoras do nosso País, mas também a importância de valorizarmos e darmos visibilidade ao que elas fazem”, pondera a vice-presidente da SBPC e coordenadora desta 7ª edição, Soraya Smaili.
Segundo ela, iniciativas como o Prêmio Carolina Bori “Ciência & Mulher” reparam desigualdades e dão o devido reconhecimento às profissionais. “São as mulheres ocupando os seus lugares de liderança na Ciência brasileira”, conclui.
Indicações via formulário online
As inscrições deverão ser devidamente justificadas, com informações como mini-biografia atualizada da candidata (até 500 caracteres, com espaço); currículo atualizado na Plataforma Lattes (http://lattes.cnpq.br); e carta de recomendação fundamentada em evidências que justifiquem o prêmio (até 2.000 caracteres, com espaço e assinatura digital pelo sistema gov.br).
Para participar, a sociedade científica afiliada deve acessar este formulário online, preencher a ficha cadastral e anexar os documentos exigidos, conforme descrito no edital. Somente serão aceitas indicações feitas via formulário online, impreterivelmente até o dia 7 de novembro de 2025.
A cerimônia de outorga do prêmio às cientistas contempladas será realizada no dia 11 de fevereiro de 2026 no Centro MariAntonia da USP, localizado na Rua Maria Antônia, 294, em São Paulo, onde também fica a sede da SBPC.
Homenagem às cientistas brasileiras
Criado em 2019, o Prêmio “Carolina Bori Ciência & Mulher” é uma homenagem da SBPC às cientistas brasileiras e às futuras cientistas brasileiras de notório talento, que leva o nome de sua primeira presidente mulher, Carolina Martuscelli Bori.
Neste ano, a SBPC empossou sua quarta presidente mulher, Francilene Procópio Garcia, e continua com uma Diretoria majoritariamente representada por mulheres. Com essa premiação, a entidade reafirma seu compromisso de reconhecer, valorizar e promover a liderança feminina na ciência brasileira, bem como estimular crianças, adolescentes e jovens a seguirem a carreira científica. Apesar de ser mais de 50% da população mundial, as mulheres representam apenas 30% dos cientistas.
O prêmio ocorre anualmente, alternando duas categorias: “Mulheres Cientistas” e “Meninas na Ciência”. Na primeira edição, 25 Sociedades Científicas afiliadas à SBPC indicaram 29 cientistas brasileiras. A escolhida para receber o prêmio na categoria “Mulheres Cientistas” foi Helena Bonciani Nader, professora-titular da Universidade Federal de São Paulo (EPM-Unifesp). E Alice Rangel de Paiva Abreu, professora emérita da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), recebeu a “Menção Honrosa”.
A 3ª edição do Prêmio Carolina Bori “Ciência & Mulher” recebeu indicações de 35 Sociedades Afiliadas à SBPC. As vencedoras foram Nilma Lino Gomes, professora titular emérita da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na área de Humanidades; Gulnar Azevedo e Silva, professora titular do Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), na área de Biológicas e Saúde; e Beatriz Leonor Silveira Barbuy, professora titular do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da Universidade de São Paulo (USP), na área de Engenharias, Exatas e Ciências da Terra.
Já na 5ª edição, a premiação recebeu 56 indicações de 52 sociedades científicas afiliadas. A honraria teve como vencedoras a química Yvonne Mascarenhas, professora aposentada do Instituto de Física de São Carlos da Universidade de São Paulo, na área de Engenharias, Exatas e Ciências da Terra; a antropóloga Maria Manuela Ligeti Carneiro da Cunha, da Universidade de São Paulo e da Universidade de Chicago, na área de Humanidades; e a biomédica Regina Pekelmann Markus, do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de São Paulo, na área de Biológicas e Saúde.
Inscrições do 7º Prêmio Carolina Bori “Ciência e Mulher” – clique aqui!
Participe!
SBPC