Com a finalidade de chamar a atenção da população para os drásticos cortes em C&T no orçamento de 2018 e como forma de pressionar politicamente os parlamentares para que eles sejam revertidos, associações científicas e acadêmicas, com apoio da SBPC, realizarão no fim de semana de 11 e 12 de novembro uma nova edição da Marcha Pela Ciência no Brasil. O Rio de Janeiro já confirmou atividades que partirão do Museu do Amanhã, no dia 11, e outros estados, como Minas Gerais, Maranhão e Curitiba, já estão organizando manifestações para a mesma data.
No dia 30 de outubro, entidades como a Associação Nacional dos Pesquisadores do CNPq (Anpesq), Associação dos Docentes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ADUFRJ), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Associação dos Docentes da Universidade Federal do Ceará (ADUFC) e a própria SBPC se reuniram na capital carioca para discutir a organização desta nova edição da Marcha. A proposta surgiu no início de outubro, em reunião do Fórum de Associações Científicas Afiliadas à SBPC, em Brasília, quando foi proposto que fossem realizadas novas manifestações no País, no final de semana dos dias 11 e 12 de novembro, para chamar a atenção da população para o grave impacto dos cortes no orçamento para C&T de 2018 e pressionar o governo a reverter esses cortes.
A expectativa é que essa Marcha tenha uma adesão ainda maior, visto que esta é a última chance de realmente conseguir sensibilizar o governo para a gravidade que o baixíssimo orçamento para a área previsto para 2018 representará para o desenvolvimento do País. “Temos que nos mobilizar antes que não tenhamos mais chance de retorno”, disse a professora Ana Tereza Ribeiro de Vasconcelos, conselheira da SBPC, que participou do encontro no RJ.
Segundo ela, para a Marcha do Rio de Janeiro já ficou decidido que as manifestações serão realizadas no dia 11 de novembro, sábado, a partir das 15h30. A concentração será em frente ao Museu do Amanhã e de lá os manifestantes seguirão em marcha até a Praça Quinze Novembro – um percurso de cerca de 1,5 km. O lema será “Conhecimento sem Cortes no Rio de Janeiro”.
“A LOA 2018 está sendo votada agora. No Rio de Janeiro, a previsão é de um corte de 48% no orçamento de 2018. Junto à Marcha, uma outra frente está se organizando para mobilizar deputados e senadores na Alerj (Assembleia Legislativa do RJ)”, conta. Os organizadores estão pleiteando uma audiência pública na Alerj para discutir o orçamento que está sendo delineado.
Para o secretário regional da SBPC no Rio de Janeiro, Leandro Lobo, a Marcha tem o objetivo de pressionar os parlamentares estaduais e federais a colocarem mais recursos orçamentários para a C&T e para a educação. “Investimento científico e tecnológico podem promover o avanço da indústria e nos ajudar a sair da crise. Nosso governo vai na contramão e promove cortes sistemáticos em C&T. Enquanto isso não mudar, continuaremos dependentes e consumidores de tecnologia importada”, declarou.
O presidente da SBPC, Ildeu de Castro Moreira, ressalta que é importante que todas as associações científicas do País se incorporem nesta iniciativa e se engajem, junto com outras entidades e instituições, na organização e divulgação de atividades, que podem ser de tipos diversos: atos públicos, caminhadas, debates, atuação na mídia, produção/divulgação/ exibição de vídeos, etc.
“Será importante analisar também os orçamentos previstos para 2018 em cada Estado, e realizar ações visando melhorá-los, quando for o caso. Além disso, fazer contatos e reuniões com deputados federais e senadores das bancadas estaduais no sentido de convencê-los a atuar no Congresso Nacional em defesa de mais recursos para a C&T”, sugere Moreira.
Ele destacou o sucesso da Terceira Marcha Pela Ciência realizada na cidade de São Paulo no dia 8 de outubro, que reuniu mais de mil pessoas na Avenida Paulista, bem como os debates realizados durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) em várias cidades do País, e, ainda, a inauguração de um novo Tesourômetro na Universidade Federal da Bahia, no dia 16 de outubro. “A atuação junto aos órgãos oficiais e mobilização permanente em defesa da ciência e da democracia são urgentes”, disse.
O Jornal da Ciência e a SBPC, por meio de suas redes sociais, são um canal aberto à divulgação dessas iniciativas. Para divulgar suas atividades, basta enviar um e-mail para jciencia@jornaldaciencia.org.br com detalhes das manifestações.
Serviço:
- Marcha pela Ciência no Rio de Janeiro
Local: Praça Mauá, em frente ao Museu do Amanhã, no centro do Rio
Trajeto: caminhada até a praça XV
Data: sábado, 11/11/2017
Hora: 15:30h
Tópicos:
– Revisão dos recursos para ciência e tecnologia no Estado do Rio de Janeiro previstos na LOA 2018
– A garantia do pleno funcionamento das universidades públicas e dos institutos de pesquisas;
– A garantia da continuidade de bolsas de estudo e políticas de permanência para estudantes nas universidades, especialmente cotistas;
– A retomada de investimentos em ciência e tecnologia, pelo governo federal, nos mesmos patamares de 2014;
– A revogação da Emenda Constitucional 95.
- Marcha Pela Ciência em Minas Gerais
Data: domingo, 12 de novembro, a partir das 10 horas
Local: Praça da Liberdade, Belo Horizonte
- Marcha Pela Ciência em Curitiba
Data: sábado, 11 de novembro, a partir das 10h30
Local: Prédio Histórico da UFPR – Curitiba
- Marcha Pela Ciência no Maranhão – São Luís
Data: 10 de novembro, sexta-feira, das 9h às 17horas.
Local: Centro Educacional Salim Braide, rua do Posto de Saúde s/n, São Luís (MA)
Mote: “São Luís, olhe para o Céu!”
Daniela Klebis – Jornal da Ciência