A SBPC convoca todas e todos que defendem o meio ambiente, a ciência, os direitos constitucionais e o futuro das próximas gerações para se juntarem, nesta quinta-feira (17), à manifestação contra o Projeto de Lei 2.159/2021, que desmonta o sistema de licenciamento ambiental brasileiro. O ato acontece durante a 77ª Reunião Anual da SBPC, em frente ao prédio da Reitoria da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), das 15h30 às 16h.
A proposta aprovada pelo Senado e prestes a ser votada na Câmara representa o maior retrocesso das últimas décadas na política ambiental brasileira. Se aprovado, o PL 2159:
- Fragiliza o controle sobre grandes obras com potencial destrutivo;
- Dispensa o licenciamento para atividades do agronegócio com base em autodeclarações;
- Ignora compromissos internacionais do Brasil no combate às mudanças climáticas;
- Coloca em risco biomas inteiros, como a Amazônia, o Cerrado e a Mata Atlântica;
- Ameaça diretamente os direitos de povos indígenas e comunidades tradicionais;
- Viola princípios constitucionais, desmonta o papel do Estado na proteção ambiental e sabota o futuro da educação, da ciência e do desenvolvimento sustentável.
“A SBPC não aceitará que conquistas históricas da sociedade brasileira sejam desmontadas por interesses imediatistas”, afirma a entidade.
É hora de reagir. Vamos às ruas defender o Brasil que queremos. Um país com justiça socioambiental, soberania, ciência e compromisso com as próximas gerações.
Ponto de encontro: Reitoria da UFRPE, às 15h30
Leia também: MANIFESTO DA CIÊNCIA BRASILEIRA SOBRE O PROJETO DE LEI (PL) Nº 2.159/2021
SBPC