SBPC critica proposta inconstitucional do partido Novo

Projeto de lei protocolado por deputado estadual do Novo na Alesp propõe instituir cobrança de mensalidades nas instituições de ensino superior pertencentes ao Estado de S. Paulo. “Estranhamos que o parlamentar em questão desconheça a Constituição da República”, escreve a entidade, em nota

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) vem a público comentar o projeto de lei de deputado estadual do Partido Novo, instituindo a cobrança de mensalidades nas instituições de ensino superior pertencentes ao Estado de S. Paulo, submetido no dia 16 do corrente à Assembleia Legislativa.

Estranhamos que o parlamentar em questão desconheça a Constituição da República, que em seu art. 205 determina:

“Art. 206. O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:

(…) IV – gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais.”

Portanto, o único propósito do projeto mencionado só pode ser o de causar tumulto, uma vez que não pode a legislatura estadual aprovar leis que violem a Carta Magna do País.

Mesmo assim, manifestamos nossa oposição a uma iniciativa que apenas tornaria mais elitistas a educação e a sociedade brasileiras, indo assim na contramão de inúmeras medidas adotadas, nas duas últimas décadas, para ampliar a quantidade e a qualidade daqueles que tenham formação superior.

 

São Paulo, 18 de setembro de 2024

Diretoria da SBPC

 

Confira o documento neste link.

Jornal da Ciência