O secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco, José Bertotti, participa, nesta terça-feira (01/12), da 72ª edição da Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que acontece de forma virtual devido às medidas para conter a disseminação da Covid-19. Bertotti integra, como palestrante, o painel “Os impactos do derramamento de óleo na costa brasileira”. Aberto ao público, o encontro terá transmissão ao vivo pelo canal da SBPC no YouTube, a partir das 12h.
Também vão estar na mesa de debate, como expositores, o coordenador do Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira, da Marinha do Brasil, Ricardo Coutinho; e a professora e pesquisadora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Simone Almeida Gavilan; além do pesquisador da Universidade Federal da Bahia, Jailson Bittencourt de Andrade, como coordenador do painel.
Bertotti, que liderou a operação de retirada e monitoramento das manchas de petróleo no estado, vai falar sobre os trabalhos realizados desde a observação da chegada dos primeiros fragmentos no litoral do estado, as iniciativas postas em prática e as articulações promovidas com outros estados e a União para enfrentar a crise. Em Pernambuco, foram atingidas pelo derramamento de petróleo 53 localidades, entre praias, rios e estuários, situadas em 13 municípios.
No combate às manchas, o Governo de Pernambuco mobilizou um grande contingente de profissionais, barcos, caminhões e equipamentos. Só para a proteção dos estuários, foram implantados mais de três mil metros de barreiras. Ao todo, foram recolhidas 1.650 toneladas de resíduos oleosos da região costeira do Estado, e destinadas ao aterro industrial licenciado em Igarassu, na Região Metropolitana do Recife.