MOÇÃO APROVADA NA ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA DOS SÓCIOS DA SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA (SBPC), REALIZADA EM 17 DE JULHO DE 2025, NA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE), EM RECIFE-PE, POR OCASIÃO DE SUA 77ª REUNIÃO ANUAL.
Título: Solidariedade ao povo palestino e rompimento de acordos comerciais bélicos com Israel.
Destinatários: Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva; Embaixador da Palestina no Brasil, Ibrahim Alzeben e Comitês Universitários em Solidariedade ao Povo Palestino.
Texto: “Nós, participantes da 77ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), sócios e sócias reunidos em Assembleia Geral Ordinária realizada na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Recife, entre os dias 13 e 18 de julho de 2025, manifestamos nosso veemente repúdio ao genocídio em curso contra o povo palestino na Faixa de Gaza.
As ações militares do Estado de Israel já resultaram em mais de 75 mil mortes, entre as vítimas, crianças, mulheres, profissionais da saúde, educadores, jornalistas e cientistas, além do desmantelamento das condições dignas da vida da população da faixa de Gaza e que levou à fome e à destruição de hospitais, escolas, universidades e moradias. Estudos internacionais apontam que os números reais podem ser ainda mais elevados, agravando a catástrofe humanitária em curso.
A destruição da vida e das condições de existência na Palestina atinge não apenas aquele povo, mas representa um atentado à própria humanidade e aos princípios universais da paz, da justiça, da ciência a serviço da vida e da autodeterminação dos povos.
Por esta razão, entende-se como medida histórica necessária, barrar todo e qualquer acordo comercial do Brasil com Israel, principalmente acordos que impliquem em importação de armamento bélico – que tem sido utilizado para atingir alvos como a população periférica e a juventude negra em nosso país – e de exportações que abasteçam as frentes de guerras contra o povo palestino.
Isto posto, conclamamos o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva a romper as relações comerciais com o governo de Israel enquanto persistirem as violações sistemáticas dos direitos humanos contra o povo palestino.
Reafirmamos, assim, o compromisso com a luta pela soberania dos povos e pelo fim de todas as formas de agressões e guerras pós colonialistas. É urgente pôr fim ao extermínio do povo palestino e fortalecer os caminhos da paz e da dignidade.
Recife, 17 de julho de 2025.”
O documento pode ser acessado neste link.
SBPC