A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e a Academia Brasileira de Ciências (ABC) enviaram nessa segunda-feira (08) uma carta aos dois candidatos à Presidência da República no segundo turno, Fernando Haddad e Jair Messias Bolsonaro, com cinco questões fundamentais relativas às áreas de ciência, tecnologia e inovação e da educação no País. No texto, as entidades solicitam respostas e informam que elas serão “amplamente divulgadas junto à comunidade científica e acadêmica e para a população em geral”.
Veja a carta na íntegra:
Prezado Sr. Candidato,
A Academia Brasileira de Ciências – ABC e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC, que congrega 142 sociedades cientificas afiliadas, sempre lutaram pela valorização e pelo avanço da ciência, tecnologia e inovação e da educação no País. Já encaminhamos anteriormente a todos os candidatos à Presidência da República diversas propostas de políticas públicas para essas áreas, formuladas a partir de debates na comunidade cientifica e acadêmica.
Neste momento do segundo turno das eleições para a Presidência da República, sendo V. Ex.a um dos candidatos escolhidos pelo povo brasileiro, apresentamos-lhe algumas questões fundamentais, relativas a essas áreas e para as quais solicitamos suas respostas. Elas serão amplamente divulgadas junto à comunidade científica e acadêmica e para a população em geral.
- Como pretende promover a recuperação dos níveis orçamentários de investimento em CT&I que foram drasticamente reduzidos nos últimos anos?
- Está em sua proposta de governo a extinção do contingenciamento dos recursos do FNDCT e de outros fundos destinados a atividades de pesquisa e desenvolvimento?
- Há a intenção de estabelecer em seu plano do governo a meta de se atingir 2% do PIB para P&D e como isto seria feito e em que prazo?
- Quais são os seus planos para estimular e melhorar a educação básica, particularmente a educação cientifica de qualidade, que pressupõe o uso de metodologias investigativas?
- Em seu governo, V. Ex.a pretende valorizar e manter a educação pública e gratuita em todos os níveis, do ensino fundamental à pós-graduação, atribuindo-lhe recursos adequados e preservando a liberdade acadêmica?
Nesta oportunidade, gostaríamos de convidá-lo para uma apresentação de suas propostas de governo para a comunidade científica, em particular sobre CT&I e educação. Tal encontro poderia ser realizado no Rio de Janeiro, na sede da Academia Brasileira de Ciências, ou em São Paulo, na sede da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, em dia e horário que julgar mais adequado.
Agradecemos a sua atenção e ficamos no aguardo de sua resposta às nossas solicitações
São Paulo-Rio de Janeiro, 08 de outubro de 2018.
Atenciosamente,
ILDEU DE CASTRO MOREIRA LUIZ DAVIDOVICH
Presidente da SBPC Presidente da ABC
Jornal da Ciência