SBPC e ABC realizam sessão do Fórum da Educação Superior no dia 26 de novembro

Com o tema “Novas metodologias de ensino e aprendizagem, ensino remoto e outros”, o evento contará com a participação dos professores e pesquisadores Ronaldo Mota (UFSM) e Ives Solano Araújo (UFRGS). A sessão terá transmissão ao vivo pelo canal da ABC no YouTube a partir das 16h

forumnovembro

A Academia Brasileira de Ciências (ABC) e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) apresentarão no dia 26 de novembro sessão do Fórum da Educação Superior.  Com o tema “Novas metodologias de ensino e aprendizagem, ensino remoto e outros”, o evento contará com a participação dos professores e pesquisadores Ronaldo Mota (UFSM) e Ives Solano Araújo (UFRGS). A série de eventos é coordenada pelo Grupo de Trabalho de Educação Superior da ABC.

O evento online, que vem sendo realizado na última terça-feira de cada mês, às 16h, será transmitido pelo da ABC no YouTube.

Os palestrantes convidados são:

Ronaldo Mota (UFSM)

Professor Titular de Física aposentado da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Diretor-Secretário da Academia Brasileira de Educação, Sócio-Fundador das empresas Neoprospecta e BiomeHub S.A. (Parque Sapiens-SC), Membro do Conselho do Ranking Universitário da Folha/RUF, Membro do Conselho da Agência Bori e Membro do Conselho Fiscal da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED). Bacharel em Física pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Doutor pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Pós-Doutorados nas Universidades de Utah/Estados Unidos e de British Columbia/Canadá. Anteriormente, foi Chanceler e Diretor-Executivo de Educação a Distância do Grupo Estácio/Yduqs, Reitor da Universidade Estácio de Sá, Pesquisador nível 1 do CNPq em Modelagem e Simulação em Ciência dos Materiais, “Professorial Visiting Fellow” no Instituto de Educação da Universidade de Londres/UK (Cátedra Anísio Teixeira), Secretário Nacional de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Secretário-Executivo do Conselho Nacional de Educação, Secretário Nacional de Educação a Distância, Secretário Nacional de Educação Superior e Ministro Interino do Ministério da Educação. Condecorado pelo Presidente da República do Brasil como Comendador, na Classe Grã-Cruz, da Ordem Nacional do Mérito Científico.

Ives Solano Araújo (UFRGS)

Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Física (FURG – 2000), Mestrado em Física na área de concentração Ensino de Física (UFRGS – 2002) e Doutorado em Física também voltado ao Ensino de Física (UFRGS 2005). É membro permanente do Programa de Pós-graduação em Ensino de Física da UFRGS. Realizou estágio pós-doutoral na Universidade de Harvard, EUA, participando do grupo de pesquisa em Ensino de Física do Prof. Eric Mazur. Atualmente é Professor Titular do Dept. de Física da UFRGS e Editor da revista Investigações em Ensino de Ciências (IENCI), atuando também como professor e orientador de teses de doutorado e dissertações de mestrado. É líder do Grupo de Pesquisa em Ensino de Física (GEF) da UFRGS. Tem experiência na área de Ensino de Física com produções vinculadas aos seguintes temas: Inovação Didática, Física Geral, modelagem computacional aplicada ao ensino, tecnologias computacionais, métodos interativos de ensino, teorias de aprendizagem, epistemologia da Física e ensino de Ciências. Bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq Nível 2 (Educação). Também é membro da Sociedade Brasileira de Física (SBF) e da Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC). Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física (PPGEnFis-UFRGS) por dois mandatos (de 02/2016 a 02/2020). É atualmente Vice-Diretor do Instituto de Física da UFRGS (2021-2024).

Jornal da Ciência, com informações da ABC