Apoio ao empréstimo junto ao BID para o MCTI

Em carta encaminhada à presidente Dilma Rousseff, entidades manifestam “total apoio à iniciativa do governo federal em obter empréstimo junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) visando incrementar as atividades de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) em nosso País”. Leia a carta na íntegra

Em carta encaminhada à presidente Dilma Rousseff, entidades manifestam “total apoio à iniciativa do governo federal em obter empréstimo junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) visando incrementar as atividades de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) em nosso País”

Leia a carta na íntegra:

Senhora Presidente,

Na condição de entidades que representam a comunidade acadêmico-científica brasileira, vimos manifestar a Vossa Excelência nosso total apoio à iniciativa do governo federal em obter empréstimo junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) visando incrementar as atividades de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) em nosso País.

Diante das conhecidas restrições financeiras pelas quais passa o setor público, tal empréstimo consistirá em garantia de que as instituições de ciência, tecnologia e inovação poderão continuar a exercer seu papel indutor do desenvolvimento sustentado de que o Brasil tanto precisa.

Não é demais observar que outros países, como resposta às dificuldades do cenário econômico internacional, estão aumentando seus investimentos em P&D. A China, por exemplo, como ressaltou recentemente o professor Rogério Cerqueira Leite em artigo na
Folha de S. Paulo, acaba de anunciar que aumentará em 40% os investimentos em ciência fundamental e em 35% em ciência aplicada.

A captação de recursos externos para Ciência e Tecnologia, neste momento, revela visão estratégica do governo de Vossa Excelência. Assim, temos a melhor expectativa de que os entendimentos com o BID se concretizem o mais rapidamente possível.

Com os nossos cumprimentos e votos de estima e consideração,

Atenciosamente,
 

HELENA B. NADER      JACOB PALIS

Presidente da SBPC    Presidente da ABC