Amanhã, 8 de julho, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e suas Secretarias Regionais celebram o Dia Nacional da Ciência, o Dia Nacional do Pesquisador com o tema “Os caminhos da ciência para a redução das desigualdades” e dezenas de atividades nas redes sociais. Sociedades Científicas afiliadas e outras entidades também programaram atividades para esta quarta-feira. As datas foram criadas por ocasião do aniversário da SBPC, fundada em 1948.
Entre as atrações, a SBPC realiza o lançamento virtual do livro Ciência para o Brasil – 70 anos da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). A atividade será transmitida pelo canal da SBPC no YouTube, às 17h. A partir das 14h serão retransmitidos os painéis “As ciências e a vida” e “As ciências e a democracia”. E às 16h30, parlamentares celebram com depoimentos em vídeo o Dia da Ciência e o aniversário da SBPC.
Pela manhã, às 10h, a Iniciativa para a Ciência e Tecnologia no Parlamento (ICTP.br) lança a campanha “Liberem o FNDCT”, com a participação da SBPC entre outras entidades que compõem a iniciativa, pedindo a liberação total dos recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), principal fonte de recursos para pesquisa e desenvolvimento (P&D) do País. A atividade será transmitida no canal da ICTP.br no YouTube e compartilhada nas redes sociais da SBPC.
As Secretarias Regionais também programaram atividades variadas para esta quarta-feira. A SBPC-AC, por exemplo, vai realizar às 12h (horário de Brasília) a live sobre “Os caminhos da ciência para desigualdades”. A live será conduzida pela secretária regional da SBPC/Acre e reitora do Instituto Federal do Acre (Ifac), Rosana Cavalcante dos Santos, e contará com a participação do secretário adjunto da SBPC/Acre, Alcides Loureiro Santos, que também é docente da Universidade Federal do Acre (Ufac).
Às 14h, a SBPC-RS realiza o debate “A pandemia do coronavírus: uma questão científica transversal?”. No mesmo horário, a Secretaria Regional da SBPC em Goiás, promove o debate “Ciência, Educação e Desigualdades: desafios e perspectivas”, com a participação de Ana Carolina de Oliveira Marques, professora da UEG, e Rosália Santos Amorin Jesuíno, professora da Universidade Federal de Goiás (UFG) e coordenadora do Prêmio da SBPC/GO de popularização da ciência.
Já a SBPC-PB será responsável por dois painéis. O primeiro discutirá “Os desafios da Educação Pública”, com a participação de Cláudio Benedito Furtado, secretário Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia, Margareth Formiga Melo Diniz, reitora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Antonio Guedes Rangel Junior, reitor da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Vicemário Simões, reitor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). O segundo painel “Os caminhos da ciência para a redução das desigualdades: Uma visita ao pensamento de Celso Furtado”, que será realizado às 14h30, em comemoração ao centenário do cientista, que completaria 100 anos em 26 de julho.
Às 16h a SBPC-PE realiza o webinar “Onde se faz Ciência em Pernambuco?” com a participação de Antônio Carlos Pavão, diretor do Espaço Ciência, Carol Leandro, pró-reitora para Assuntos de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPE, Maria Madalena Pessoa Guerra, pró-reitora de Pós-Graduação da UFRPE, e Sinval Pinto Brandão Filho, diretor do Instituto Aggeu Magalhães (Fiocruz-PE).
Em homenagem ao Dia da Ciência e ao Dia do Cientista a SBPC-AM realiza a Semana da Ciência, no período de 6 a 10 de julho de 2020, focando a questão das desigualdades. No dia 6, por exemplo, a secretaria irá realizar, às 14h, o debate “Mulheres na Ciência: desigualdades no enfrentamento da Pandemia”. No dia 7, às 15h, membros da comunidade acadêmica e extra-acadêmica se reúnem para debater sobre as desigualdades que se apresentam em suas respectivas realidades e pautar a importância da pluralidade racial e étnica na construção do projeto científico e social do Amazonas e do País.
A SBPC-MG, por sua vez, vai promover ao longo do dia vários debates online que abordarão assuntos diversos como “Casos sobre ciências e cientistas”, “Ciência e Educação Básica: A Ciência Nossa de Cada Dia” e “A Ciência e os espaços de cultura e arte: Museus e espaços de ciência”. O evento será encerrado com intervenções artísticas.
A Sociedade Brasileira de Parasitologia (SBP) vai realiza, às 11h, o debate “Vacinas contra doenças parasitárias com a participação de Miriam Tendler (IOC/Fiocruz) e Ana Paula Fernandes (UFMG). A transmissão será pelo canal da SBP no Youtube.
Confira aqui as programações e participe!
Jornal da Ciência