A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) divulgam o cartaz da 73ª Reunião Anual da SBPC, que terá como tema “Todas as ciências são humanas e essenciais à sociedade”. Devido à pandemia de coronavírus, evento será realizado virtualmente de 18 a 24 de julho.
O cartaz desta edição traz uma releitura feita pelo coletivo Agrupa do painel “As Quatro Estações”, do pintor brasileiro Cândido Portinari. O painel original em azulejos, de 10 metros de comprimento por 4 metros de altura, está instalado na fachada do edifício modernista do Clube Juiz de Fora, na esquina da Rua Halfeld com a avenida Barão do Rio Branco, e é um marco da cidade que sediará o evento deste ano.
Segundo Milena Dibo, que faz parte da equipe de comunicação da universidade, a ideia de usar a releitura feita pelos artistas do coletivo Agrupa surgiu da necessidade de algo que representasse a cidade. “O painel do Portinari é referência em Juiz de Fora e por isso resolvemos usá-lo. A princípio, queríamos nós mesmos fazer uma releitura dele, mas quando nos deparamos com a obra feita virtualmente pelo coletivo, decidimos usá-la”, explica.
O evento deste ano contará com uma Programação Científica composta por conferências, mesas-redondas, minicursos e a sessão de pôsteres, que inclui a Jornada Nacional de Iniciação Científica. Também são realizadas outras atividades, como a SBPC Cultural e a SBPC Jovem.
Tema
O tema “Todas as ciências são humanas e essenciais à sociedade” da 73ª Reunião Anual foi escolhido em consulta pública, realizada pela universidade entre os dias 3 e 6 de dezembro.
Segundo a Mônica Ribeiro Oliveira, pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa da UFJF e coordenadora da Comissão Executiva Local da Reunião Anual, trata-se de uma provocação para ressaltar o quanto que todas as ciências são importantes, principalmente diante do descaso que a área das humanidades tem sofrido pelo governo. “O tema avança na perspectiva ao recolocar que todas as ciências são igualmente importantes para o enfrentamento dos desafios da humanidade”, declara.
A Reunião Anual
Fundada em 1948, a SBPC é uma entidade voltada à defesa do avanço científico e tecnológico e do desenvolvimento educacional e cultural do Brasil. Atualmente possui cerca de 160 sociedades científicas afiliadas, de todas as áreas do conhecimento.
A Reunião Anual da SBPC é realizada ininterruptamente desde 1949. Realizada em um estado brasileiro a cada ano, sempre em universidade pública, em 2020, pela primeira vez, precisou ser realizada de forma virtual, devido ao agravamento da pandemia de coronavírus, media que será mantida em 2021. A decisão foi tomada diante das incertezas sobre a pandemia do coronavírus no Brasil e da continuidade das medidas de isolamento social como medida mais eficiente disponível no momento para conter a disseminação da covid-19.
As reuniões anuais da SBPC têm, concomitantemente, os objetivos de debater políticas públicas nas áreas de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação e de difundir os avanços da Ciência nas diversas áreas do conhecimento para toda a população.
A programação completa e os prazos e normas de inscrições serão informados pela SBPC em breve.
Vivian Costa – Jornal da Ciência