Encerrada a fase de recebimento de trabalhos para apresentação, a SBPC Educação agora está com as inscrições abertas para os campi A.C. Simões, Arapiraca e do Sertão. Antecedendo a semana da 70ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), o momento será composto por conferências, mesas-redondas, minicursos, sessão de pôsteres e feira de livros, com programação completa também divulgada.
Entre os dias 19 e 21 de julho em Maceió, e nos dias 19 e 20 em Arapiraca e Delmiro Gouveia, a SBPC Educação será recebida na Ufal como um espaço para que professores dos ensinos fundamental e médio participem de atividades ligadas ao exercício docente, aproximando ainda mais estes públicos das reflexões desenvolvidas na área.
Grandes parceiras da SBPC Educação, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e Secretaria Municipal de Educação (Semed) estão com vagas específicas para cadastrar os professores de suas redes, que também estarão inscritos em um dos minicursos da programação. Para os campi Arapiraca e do Sertão da Ufal, a Seduc vai cadastrar os professores da rede estadual atuantes nas proximidades das duas unidades da Ufal no interior, com um segundo lote aberto para os professores da rede municipal, alunos e demais interessados, em ambos os campi.
No campus A.C. Simões, as vagas estão divididas em lotes específicos, das quais para professores da Semed e Seduc preenchidas pelas próprias secretarias. Neste caso, os interessados devem entrar em contato com os órgãos para se informar sobre a disponibilidade para sua categoria. Além desses dois grupos, que são o foco da realização, terão espaço graduandos das licenciaturas e estudantes de Educação a Distância (EaD), onde o último dia em Maceió contará com programação especial.
No portal Doity é possível realizar o cadastro e se inscrever em um dos minicursos com vagas disponíveis na programação. Esta é única atividade que conta com a reserva no ato da inscrição no site. Já para participar das demais ocupações, os inscritos poderão ocupar vagas livres no início das atividades, desde que estejam credenciados. Assim com o envio dos resumos expandidos, as inscrições são gratuitas e seguirão até dias antes da SBPC Educação.
A pró-reitora de graduação e coordenadora da SBPC Educação em Maceió, Sandra Regina Paz, comenta sobre a proposta e valoriza a importância do espaço para sua área de educação e ensino. “É um momento para colocar em debate, discussão e movimento as temáticas e conjecturas relacionadas à formação docente, às práticas pedagógicas, às pesquisas e produções no nosso contexto, se constituindo também como um ambiente formativo dos sujeitos envolvidos”, disse. Todos os inscritos que participarem das atividades receberão certificado e a circulação será aberta a todos os interessados, ficando reservadas as inscrições para os públicos-alvo.
Inscrições para o campus A.C. Simões
Inscrições para o campus Arapiraca
Inscrições para o campus Sertão
Múltiplas atividades
Além da programação científica e das conferências de abertura, a programação receberá os proponentes de trabalhos aceitos pelo comitê avaliador para exposição na sessão de pôsteres em cada um dos três campi. Os pareceres serão divulgados a partir do dia 2 de julho, por e-mail, aos autores e/ou coautores que enviaram o texto na seção de submissão do site Doity.
Na programação de Maceió, nomes como Bernadete Gatti e Lisete Arelaro, da Universidade de São Paulo (USP), discutirão a formação de professores e os desafios da educação infantil, respectivamente. Em Arapiraca, a conferência de abertura terá Flávio Henrique Brayner, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com o tema Educação, Democracia e Compromisso social e, em Delmiro Gouveia, Lívia Suassuna, também da UFPE, participará de uma mesa redonda intitulada Educação em linguagem em tempo de crise. Confira a programação dos três campi da Ufal acessando os links:
Programação do campus A.C. Simões
Programação do campus Arapiraca
Acompanhe mais notícias acessando a página da SBPC 2018 no Facebook, Instagram e Twitter e no hotsite da SBPC na Ufal.