A Secretaria Regional de Goiás da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC-GO) realiza no dia 26 de março, às 9h, o XV Fórum do Cerrado, que acontecerá este ano virtualmente. A transmissão do evento será pelo canal da SBPC Regional Goiás no YouTube.
O evento será aberto com a mesa redonda “Vivências e narrativas da ciência”. Em seguida será realizada a cerimônia de premiação do VIII Prêmio SBPC-GO de Popularização da Ciência – 2021. Ao todo, 24 trabalhos foram premiados. A premiação foi criada para promover a popularização da ciência e do conhecimento, bem como diminuir a distância entre a produção dos saberes científicos, gerados nas Instituições de Ensino Superior de Goiás, e a população do estado. O Prêmio também tem como objetivo reconhecer e estimular estudantes de graduação, pós-graduação e concluintes dos cursos no período de até um ano após a conclusão.
De acordo com a secretária regional da SBPC em Goiás, Rosália Santos Amorim Jesuíno, foram premiados os melhores trabalhos inscritos das seis áreas de conhecimento – Ciências Exatas e da Terra (inclui Engenharias e Ciências Agrárias); Ciências Biológicas; Ciências da Saúde; Ciências Humanas e Sociais Aplicadas; Letras e Linguística; e Música e Artes.
Ela afirma que a premiação significa muito para o Estado de Goiás e a cada ano o número de participantes aumenta. “O prêmio está consolidado tanto que temos pesquisadores/orientadores que incentivam todo ano os seus alunos a submeterem trabalhos. E a qualidade dos trabalhos submetidos também tem melhorado significativamente”, comenta Jesuíno.
Segundo Jesuíno, o prêmio é também um passo importante na expectativa de incentivar mais ações com a bandeira da popularização da ciência para os alunos de ensino fundamental e médio do estado de Goiás.
No evento, também será lançado o e-book do VII Prêmio SBPC-GO de Popularização da Ciência.
Neste evento será lançado o edital do IX prêmio de Popularização da Ciência.
Serviço:
XV Fórum do Cerrado
Dia: 26 de março
Horário: 9h
Local: A transmissão do evento será pelo canal da SBPC Regional Goiás no YouTube.
Jornal da Ciência