21No próximo sábado (22), às 16 horas, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), regional Goiás, promove diversas atividades na Praça Universitária , em Goiânia, dentro da programação da 1ª Marcha pela Ciência. De caráter internacional, o evento em defesa da ciência acontecerá em mais de 400 cidades do mundo todo.
O movimento global foi organizado com a proposta de disseminar a ideia de que a ciência é fundamental para o desenvolvimento científico e tecnológico de um país, reforçando também que nenhum avanço é possível sem investimentos maciços nesta área.
Em Goiânia, além de uma volta simbólica pela Praça Universitária, a 1ª Marcha pela Ciência contará também com performances artísticas e atividades científicas em cinco pontos específicos do local. O evento é uma realização da SBPC/Goiás com o apoio da Associação dos Docentes da UFG (Adufg), Pontifícia Universitária Católica de Goiás (PUC/Go), Faculdade Fanap, Instituto Ciências Biológicas (ICB) da UFG, Associação dos Pós-Graduandos (APG), Circo Lahetô e Associação Cultura, Cidade e Arte.
Ciência pela vida
O professor Reginaldo Nassar, secretário regional da SBPC/Goiás, explica que a Marcha pela Ciência é um chamamento mundial a todos aqueles que reconhecem o papel vital da ciência para o desenvolvimento da sociedade. “A população é partícipe e beneficiária direta da produção científica, já que usufrui disso em seu dia a dia”. Nassar destaca ainda que a melhoria da qualidade de vida do povo brasileiro é resultado dos investimentos feitos na área da ciência nas últimas décadas.
No Brasil, pelo menos 15 cidades vão realizar a marcha. Goiás participa do movimento pela primeira vez. Segundo Reginaldo Nassar, a iniciativa vem de encontro ao trabalho já realizado pela SBPC/Goiás, que desenvolve projetos de popularização da ciência. Mais informações sobre o assunto estão no site www.sbpcgoias.org e no Facebook: www.facebook.com/sbpcregionalgo/.