As pesquisas realizadas por graduandos e pós-graduandos goianos ganharam espaço e reconhecimento em solenidade ocorrida na noite desta quinta-feira (28/8) no Auditório Marisa Roriz, da PUC-Goiás. Na ocasião, foi realizada a cerimônia de entrega do 1º Prêmio SBPC/GO de Popularização da Ciência 2014. Momento em que o secretário regional da SBPC Goiás, Reginaldo Nassar, aproveitou para lançar para 2015, a segunda edição do Prêmio, que movimentou a comunidade acadêmica goiana. Ao todo, 24 trabalhos foram premiados. Os artigos selecionados vão integrar um livro, cujo público alvo será formado por professores e alunos do ensino médio.
O evento reuniu professores, acadêmicos, os autores, coautores e orientadores dos trabalhos premiados, além de dirigentes de instituições de ensino superior, representantes de instituições que atuam no fomento e criação de políticas para divulgação científica do Brasil, entre outras autoridades. Contou com a importante participação da secretária nacional da SBPC, Edna Maria Ramos de Castro; a presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de Goiás, Zaira Turchi, representou o governador Marconi Perillo; o vice-reitor da UFG, Manoel Rodrigues Chaves, representou o reitor Orlando Amaral, a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da PUC, Milca Severino, representou o reitor Wolmir Amado no evento. O presidente da Associação dos Docentes da UFG – Adufg, professor Flávio Alves da Silva, também esteve presente.
Ao término da cerimônia, os participantes puderam apreciar um recital com o grupo musical “Naquele Tempo”, que há 15 anos trabalha com a divulgação do choro de raiz.
Popularização da Ciência
Criado para promover a popularização da ciência e do conhecimento e diminuir a distância entre a produção dos saberes científicos e a população do nosso estado, o Prêmio SBPC Goiás de Popularização da Ciência também tem o objetivo de reconhecer e estimular estudantes de graduação, pós-graduação, e concluintes dos cursos no período de até um ano após a conclusão.
De acordo com o secretário regional da instituição, Reginaldo Nassar, foram premiados os quatro melhores trabalhos inscritos das seis áreas de conhecimento – Ciências Exatas e da Terra (inclui Engenharias e Ciências Agrárias); Ciências Biológicas; Ciências da Saúde; Ciências Sociais Aplicadas; Ciências Humanas; Linguística; Letras e Artes. Os vencedores, além de receber os certificados e um tablet como premiação, ainda terão seus trabalhos publicados.
O certame foi concebido pela professora Nusa de Almeida Silveira (ICB/UFG), que também coordenou a Comissão Organizadora, e contou com as participações do secretário adjunto da SBPC-Goiás, professor Romão da Cunha Nunes (VET/UFG), além de outros professores de alto gabarito na comissão julgadora.
O lançamento ocorreu durante o 6º Fórum de Ciência e Tecnologia do Cerrado, realizado pela SBPC Goiás, em dezembro de 2013, com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de Goiás (Fapeg). O Fórum tratou da municipalização da ciência, e debateu a importância do aumento de número de bolsas científicas para pesquisadores no interior, uma discussão que deve avançar pelo país.
Confira no site da SBPC-Goiás a lista dos trabalhos vencedores http://www.sbpcgoias.org/#!resultado-2014/c1wu
Teresa Costa/Ascom SBPC Goiás