A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) lamenta a morte do ex-deputado federal Octávio Elísio Alves de Brito, que faleceu nessa segunda-feira (28). Ele era sócio da SBPC desde 1976 e pai da secretária regional da entidade em Minas Gerais, Cristiana Ferreira Alves de Brito.
Octávio Elísio Alves de Brito nasceu no dia 27 de janeiro de 1940, em Belo Horizonte. Com 33 anos, se tornou professor de economia e legislação mineral da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e assumiu o cargo de secretário-adjunto de Ciência e Tecnologia do Estado de Minas Gerais. Durante as gestões dos governadores Tancredo Neves e Hélio Garcia, Octávio foi secretário de Educação de Minas Gerais (1983-1986). Ainda em 1986, foi eleito para formar a Assembleia Nacional Constituinte, pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), se tornando membro titular da equipe que formulou a Constituição de 1988, quando deu uma grande contribuição nas questões referentes à educação, ciência e tecnologia.
Em 1989, ingressou no PSDB como parte do grupo de fundadores em Minas e, ainda no mesmo ano, assumiu como o primeiro vice-presidente da executiva nacional da sigla, permanecendo até 1991. Além disso, concorreu e foi eleito o primeiro suplente de deputado federal em outubro de 1990. Deixou a Câmara ao final da legislatura, em janeiro de 1991.
Ainda neste ano, assumiu o cargo de secretário de Ciência e Tecnologia e Meio Ambiente de Minas Gerais na segunda gestão de Hélio Garcia (1991-1995), exercendo a função até 1994. Em 25 de fevereiro de 1997, assumiu uma cadeira na Câmara dos Deputados, substituindo Carlos Mosconi. Mais tarde, assumiu outros cargos em governos, entre os anos de 2004 a 2010.
A SBPC se solidariza com amigos, familiares e entes queridos nesse momento de tristeza.
Jornal da Ciência