SBPC lança Edital do 7º Prêmio Carolina Bori Ciência & Mulher na próxima segunda-feira (15/09)

Premiação realizada pela SBPC busca valorizar grandes cientistas brasileiras; sociedades científicas afiliadas poderão indicar candidatas até início de novembro 

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) lançará na próxima segunda-feira, 15 de setembro, a chamada da 7ª edição do Prêmio Carolina Bori “Ciência & Mulher”. Nesta edição 2025-2026, a premiação será para as “Mulheres Cientistas”, categoria dedicada às pesquisadoras brasileiras de instituições nacionais que tenham prestado relevantes contribuições à Ciência e ao desenvolvimento tecnológico do País. Ao todo, serão três vencedoras, em cada uma das três grandes áreas do conhecimento: Humanidades; Biológicas e Ciências da Saúde; e Engenharias, Exatas e Ciências da Terra.

As indicações para a categoria “Mulheres Cientistas” poderão ser feitas pelas Sociedades Científicas Afiliadas à SBPC até o dia 07 de novembro. As inscrições deverão ser devidamente justificadas, com informações como mini-biografia atualizada da candidata (até 500 caracteres, com espaço); currículo atualizado na Plataforma Lattes (http://lattes.cnpq.br); e carta de recomendação fundamentada em evidências que justifiquem o prêmio (até 2.000 caracteres, com espaço e assinatura digital pelo sistema gov.br).

A cerimônia de outorga do prêmio às cientistas contempladas será realizada no dia 11 de fevereiro de 2026 em São Paulo, no Centro MariAntonia da USP, onde está localizada também a sede da SBPC.

Homenagem às cientistas brasileiras

Criado em 2019, o Prêmio “Carolina Bori Ciência & Mulher” é uma homenagem da SBPC às cientistas brasileiras e às futuras cientistas brasileiras de notório talento, que leva o nome de sua primeira presidente mulher, Carolina Martuscelli Bori.

Neste ano, a SBPC empossou sua 4ª presidente mulher e continua com uma Diretoria majoritariamente representada por mulheres. Com essa premiação, a entidade reafirma seu compromisso de reconhecer, valorizar e promover a liderança feminina na ciência brasileira, bem como estimular crianças, adolescentes e jovens a seguirem a carreira científica. Apesar de ser mais de 50% da população mundial, as mulheres representam apenas 30% dos cientistas.

A premiação ocorre anualmente, alternando duas categorias: “Mulheres Cientistas” (edições ímpares) e “Meninas na Ciência” (edições pares). Neste ano, a categoria prestigiada é a primeira, que contempla pesquisadoras sêniores, destacando o impacto de suas trajetórias no desenvolvimento e avanço da ciência brasileira.

Na primeira edição, 25 Sociedades Científicas afiliadas à SBPC indicaram 29 cientistas brasileiras. A escolhida para receber o prêmio na categoria “Mulheres Cientistas” foi Helena Bonciani Nader, professora-titular da Universidade Federal de São Paulo (EPM-Unifesp). E Alice Rangel de Paiva Abreu, professora emérita da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), recebeu a “Menção Honrosa”.

3ª edição do Prêmio Carolina Bori “Ciência & Mulher” recebeu indicações de 35 Sociedades Afiliadas à SBPC. As vencedoras foram Nilma Lino Gomes, professora titular emérita da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na área de Humanidades; Gulnar Azevedo e Silva, professora titular do Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), na área de Biológicas e Saúde; e Beatriz Leonor Silveira Barbuy, professora titular do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da Universidade de São Paulo (USP), na área de Engenharias, Exatas e Ciências da Terra.

Já na 5ª edição, a premiação recebeu 56 indicações de 52 sociedades científicas afiliadas. A honraria teve como vencedoras a química Yvonne Mascarenhas, professora aposentada do Instituto de Física de São Carlos da Universidade de São Paulo, na área de Engenharias, Exatas e Ciências da Terra; a antropóloga Maria Manuela Ligeti Carneiro da Cunha, da Universidade de São Paulo e da Universidade de Chicago, na área de Humanidades; e a biomédica Regina Pekelmann Markus, do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de São Paulo, na área de Biológicas e Saúde.

Acompanhe os canais da SBPC para saber mais!

Jornal da Ciência