A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) agora tem um perfil oficial no Bluesky. A rede social de microblogs vem ganhando popularidade e relevância no País após o Supremo Tribunal Federal (STF) suspender o acesso ao X (antigo Twitter) no Brasil no final de agosto.
A decisão do STF veio após o X/Twitter não possuir mais um representante legal no País. Segundo o ministro Alexandre de Moraes, a rede social vinha disseminando diversos conteúdos de discurso de ódio, principalmente de tom preconceituoso, e não acatava as decisões judiciais para conter este cenário.
O lançamento do perfil da SBPC no Bluesky também é parte da estratégia de divulgação científica da entidade, que inclui perfis nas redes sociais Instagram, Facebook e Linkedin, que hoje já somam mais de 100 mil seguidores, além dos veículos Jornal da Ciência Online, do boletim diário JC Notícias, o Jornal da Ciência Especial (em pdf), a Revista Ciência & Cultura, o podcast “O Som da Ciência” e o canal da entidade no YouTube. A SBPC possui ainda uma frente de atendimento à imprensa por meio da assessoria de comunicação.
“A SBPC fica feliz com a criação de mais um perfil de divulgação de suas ações e lutas, e convida todos os que estão agora entrando no Bluesky a seguir nossas postagens”, diz o presidente da SBPC, Renato Janine Ribeiro. “Neste momento, é crucial defendermos as causas que constituem o que eu chamo de círculo virtuoso da nossa ação – a ciência, a cultura, a educação, a saúde, o meio ambiente, a inclusão social e a democracia, sem esquecer a tecnologia e a inovação. Nossa luta contribuiu decisivamente, na Constituinte de 1987-88, para vários capítulos na nossa Carta Magna, inclusive o da Ciência, mas também o dos Indígenas, e para a criação do Ministério da Ciência, em 1985, e nos últimos anos para a das Fundações de Amparo à Pesquisa em todas as unidades da Federação. Finalmente, nos orgulhamos de nossa equipe de comunicação, sempre dinâmica. Estamos juntos!”
Para acessar o perfil da SBPC, basta acessar este link: https://bsky.app/profile/sbpcnet.bsky.social
Siga e participe das publicações!
Jornal da Ciência