A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), com apoio da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e da Academia Nacional de Medicina (ANM), convida as suas sociedades cientificas afiliadas a participarem de uma reunião para discutir propostas de ação para a situação trágica do Rio Grande do Sul. O encontro acontecerá no dia 3 de junho (segunda-feira), a partir das 9 horas, e se dará com lideranças científicas daquele Estado.
De acordo com dados do Governo do Estado, divulgados nesta quarta-feira (29/05), as fortes chuvas que atingem a região há um mês já afetaram 471 cidades, deixando mais de 580 mil pessoas desalojadas – no total, mais de 2 milhões e 300 mil pessoas foram impactadas diretamente por esse evento climático extremo, agravado por falta de planejamento político.
O objetivo do encontro é identificar um plano de ação, com base em dados e evidências científicas, necessário para lidar com tal urgência. Presidente da SBPC, Renato Janine Ribeiro expediu o convite às entidades associadas, destacando o papel da comunidade científica de mobilizar esforços e se debruçar sobre as demandas urgentes da sociedade. “Estamos preocupados com o risco de que a necessária reconstrução do Estado se faça sem a inteligência científica, e pior ainda, mantendo a mentalidade predatória que nos trouxe a essa calamidade”, disse ele.
“Esta iniciativa é política, no sentido mais nobre da construção coletiva e deliberada de um futuro melhor. Faz parte do negacionismo a desqualificação do papel do Poder Público, o único capaz de coordenar esforços e arrecadar recursos para a difícil e imperiosa tarefa da reconstrução. Nossa missão inclui, além da defesa da Ciência, a responsabilidade dela e dos cientistas em relação à sociedade em que vivem.”
Rafael Revadam – Jornal da Ciência