O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) comunicou nesta segunda-feira, 23 de março, a vencedora do Prêmio Almirante Álvaro Alberto para a Ciência e Tecnologia 2020, na categoria Ciências da Vida. A agraciada é a biomédica Helena Bonciani Nader, pela relevante contribuição à ciência e à tecnologia do País. O prêmio é considerado a maior honraria conferida a um cientista brasileiro.
Devido à grave situação da pandemia de coronavírus, a data da premiação ainda não está definida.
Helena Nader é professora titular da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), presidente de honra da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e vice-presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC). Em 2002, foi agraciada com o título de Comendador e Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico. Além da brilhante trajetória científica, ela também é uma ferrenha defensora da ciência e da educação brasileira. Sua atuação incessante foi marcada nos últimos anos por sua participação na Diretoria da SBPC – ela foi a terceira mulher a presidir a entidade, entre 2011 e 2017.
A SBPC, entidade da qual Helena Nader é sócia desde 1969, celebra a merecida homenagem com a seguinte mensagem:
A diretoria da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em nome de todos os associados e sociedades científicas afiliadas à entidade e, certamente, de toda a comunidade científica brasileira, parabeniza a Professora e Doutora Helena Nader por ter sido agraciada com o Prêmio Álvaro Alberto de 2020. Manifestamos nossa grande alegria com o justo reconhecimento da relevância da contribuição científica da professora Helena por parte do CNPq, que lhe concede o maior prêmio da ciência brasileira.
Além de grande cientista, cuja contribuição ao conhecimento e à produção científica tem números muito significativos, Helena Nader foi presidente da SBPC, de 2011 a 2017, quando desenvolveu um excelente trabalho junto ao Parlamento e ao Executivo em prol da ciência, tecnologia e inovação. Foi nessa empreitada, uma das principais responsáveis pelo novo marco legal de CT&I.
Em fevereiro último, no Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, recebeu da SBPC o Prêmio Carolina Bori Ciência & Mulher em função de sua contribuição para o avanço da ciência no nosso país, seja como pesquisadora, seja como gestora e articuladora das políticas de CT&I. Destacamos, ainda, sua preocupação permanente com a justiça social e com desenvolvimento sustentável do País.
Parabéns, Helena Nader, nossa Presidente de Honra da SBPC! Nós todos da SBPC estamos muito felizes e temos a maior admiração e orgulho pelo seu trabalho!
Jornal da Ciência