A Sociedade Brasileira pelo Progresso da Ciência (SBPC) parabeniza seu presidente de honra, o físico Ildeu de Castro Moreira, pelo Prêmio Oswaldo Luiz Alves de 2023, a ele entregue no último domingo, 28 de maio. A honraria é concedida anualmente pela Sociedade Brasileira de Química (SBQ) e reconhece “indivíduos ou instituições que se destacaram na defesa da ciência, na difusão e na disseminação do conhecimento científico em prol da sociedade brasileira, num dado período abrangido e analisado”.
A cerimônia de premiação foi realizada na abertura da 46ª Reunião Anual da SBQ, que acontece até esta quarta-feira, 31, em Águas de Lindóia.
Ildeu de Castro Moreira é conhecido por sua liderança inspiradora e compromisso com a promoção e defesa da ciência no Brasil. Foi presidente da SBPC por duas gestões, entre 2017 e 2021, conduzindo incansavelmente manifestações, propostas e ações em defesa da ciência, da vida, do meio-ambiente e da democracia em um dos períodos mais desafiadores do País, que juntou uma pandemia de coronavírus a um processo de desmonte de instituições e negação da ciência.
“Esse prêmio é muito merecido, dada a sua vida dedicada à divulgação da ciência e da tecnologia e à discussão e elaboração de políticas para este setor. É uma grande alegria para a SBPC ver seu presidente de honra ser homenageado com um prêmio que leva o nome de Oswaldo Luiz Alves, outro grande cientista, que foi também conselheiro da SBPC”, declarou Fernanda Sobral, vice-presidente da SBPC.
Além de sua atuação como professor do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Moreira também leciona no Programa de Pós-graduação em História das Ciências, Ensino de Física e História da Física na UFRJ e no Programa de Mestrado em Divulgação Científica da Fiocruz. Atuando nas áreas de física, história da ciência e comunicação pública da ciência, foi editor científico da revista ‘Ciência Hoje’ durante vários anos. Também foi diretor do Departamento de Popularização da C&T do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e coordenador da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (2004 a 2012). Por sua atuação marcante na comunicação pública da ciência recebeu o Prêmio José Reis de Divulgação Científica do CNPq em 2013.
Em 2021 foi agraciado com a Medalha Defensor da Ciência, concedida pela Federação de Sociedades de Biologia Experimental (FeSBE), e em 2022 recebeu a Medalha Henrique Morize 2022, distinção da Academia Brasileira de Ciências (ABC) por sua carreira e posição firme em defesa da ciência brasileira.
O Prêmio Oswaldo Luiz Alves, um dos mais prestigiosos prêmios científicos do País, é concedido anualmente pela SBQ em homenagem ao renomado cientista brasileiro Oswaldo Luiz Alves, que faleceu em julho de 2021.
A conquista do Prêmio por Ildeu de Castro Moreira reforça seu compromisso com a excelência científica e a importância da ciência para o desenvolvimento da sociedade. Sua liderança e dedicação são um exemplo inspirador para futuras gerações de cientistas, evidenciando que a ciência desempenha um papel crucial na construção de um futuro melhor.
Jornal da Ciência