Margareth Maria Pretti Dalcolmo, médica pneumologista e pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), foi eleita Personalidade do Ano pelo Prêmio Faz Diferença 2020. A homenagem, realizada pelo jornal O Globo e a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), é um reconhecimento do trabalho da cientista no combate à covid-19 e também como porta-voz da ciência na mídia. A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) enviou, nesta segunda-feira (9), uma carta de congratulações pela nomeação. A carta reconhece “sua luta incansável contra a presente pandemia”.
Dalcolmo teve papel essencial para informar a população sobre a doença e combater a disseminação de notícias falsas. A especialista acompanhou de perto os casos de covid-19, contribuiu para definir protocolos de tratamento e se destacou na coordenação de um estudo para avaliar a influência da vacina BCG na imunização contra a covid-19.
Médica pneumologista e pesquisadora da Fiocruz, Dalcolmo faz parte da Escola Nacional de Saúde Pública da instituição, onde leciona e atende casos graves de tuberculose. Com mais de cem artigos publicados, é presidente eleita da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) e membro do Expert Group for Essential Medicines List, da Organização Mundial da Saúde (OMS); e do Regional Advisory Committee, do Banco Mundial para projetos de saúde na África Subsaariana em tuberculose e doenças respiratórias ocupacionais.
Leia a carta na íntegra:
Ilma. Senhora
Profa. Dra. MARGARETH MARIA PRETTI DALCOLMO
Fundação Oswaldo Cruz, Escola Nacional de Saúde Pública, Centro de Referência Professor Hélio Fraga.
Rio de Janeiro, RJ.
Prezada Professora,
A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) a cumprimenta pela eleição de Personalidade do Ano no Prêmio Faz Diferença 2020, que lhe foi conferido por sua luta incansável contra a presente pandemia.
Com as nossas mais cordiais saudações.
Atenciosamente,
RENATO JANINE RIBEIRO
Presidente da SBPC