A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) participa entre os dias 21 e 27 de outubro da 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que acontece no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade em Brasília, com a exposição “Centenário do Eclipse de Sobral”. Maior evento de popularização da ciência do Brasil, a feira tem como tema este ano “Bioeconomia: diversidade e riqueza para o desenvolvimento sustentável”.
A exposição que comemora os 100 anos do Eclipse em Sobral percorre o caminho histórico desde a teoria da gravitação universal de Isaac Newton até a Teoria da Relatividade Geral de Albert Einstein, exibe belas fotos tiradas na cidade de Sobral no dia do eclipse, 29 de maio de 1919, e analisa a repercussão deste importante acontecimento na ciência e na transformação de nossa visão sobre o Universo. Apresenta, ainda, resultados de descobertas recentes, como a detecção das ondas gravitacionais e a primeira imagem de um buraco negro gigante, que demonstram porque a teoria de Einstein é aceita até os dias de hoje.
Até a comprovação da Teoria da Relatividade Geral, Albert Einstein não era conhecido. Ele se tornou o físico mais popular do Século XX após as observações realizadas durante o eclipse solar total de 29 de maio de 1919, cujas fotos decisivas foram feitas em Sobral. As imagens registradas confirmaram a deflexão da luz prevista em sua Teoria da Relatividade Geral. Apesar de extremamente marcante para a ciência e para própria a cidade de Sobral – hoje reconhecida pelos avanços em educação -, esta é uma história ainda pouco conhecida pelos brasileiros.
A SNCT é organizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), com atividades por todo o País. O evento, aberto ao público, é gratuito e tem como objetivo popularizar a ciência e motivar crianças e jovens para a prática científica. Em Brasília, mais de 180 expositores participam do evento no Parque da Cidade. Lá, os visitantes poderão participar de oficinas e experimentos, entre outras atividades.
Confira a programação da 16ª SNCT no site https://snct.mctic.gov.br/
Jornal da Ciência