A SBPC vem a público manifestar sua enorme inquietação com a mortandade na Faixa de Gaza, que já custou a vida a mais do que 1% da população palestina local, totalizando acima de 23 mil vidas ceifadas. Condenamos os atentados de 7 de outubro praticados pelo Hamas, mas eles não justificam o verdadeiro massacre que está sendo cometido na região contra a população palestina. O extermínio da população civil ora promovido em Gaza pelo Exército de Israel, afetando principalmente mulheres e crianças, é inaceitável por qualquer critério.
Hospitais e escolas foram bombardeados, o que é inadmissível. O deslocamento forçado da população para campos de refugiados, ainda que na própria Faixa, acarretou uma crise humanitária sem precedentes na Palestina histórica. A destruição da Palestina compromete qualquer solução que possa trazer paz e equilíbrio à região.
Conclamamos, assim, os governos que ainda não se expressaram a respeito a fazê-lo, convencidos que estamos de que só uma solução política trará paz a uma região que dela necessita, desesperadamente.
Conflitos como este se resolvem com negociações. O morticínio tem que parar, já!
São Paulo, 16 de janeiro de 2024
Diretoria da SBPC