O tema desta semana da coluna do professor Renato Janine é a 76ª Reunião Anual da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), a ser realizada em Belém, no Pará. Este ano, o foco central das discussões será o meio ambiente e a sustentabilidade e, dentro disso, a importância da natureza e das florestas para a manutenção de uma economia sustentável.
“Qualquer exploração sustentável da natureza supõe também que ela seja inclusiva”, o que, no caso, tem a ver com o reconhecimento daqueles que “às vezes vivem em condições muito difíceis, precárias, pobres e que estão mantendo essa floresta, essas pessoas e seus antepassados, há séculos”. Daí o tema do encontro ser Ciência para um futuro sustentável e inclusivo: por um novo contrato social com a natureza.
Janine diz ser preciso um contrato social novo com a natureza, de acordo com uma visão da filosofia política e que aparece inclusive no livro Do Contrato Social, de Rousseau, “praticamente um dos primeiros grandes tratados de democracia na modernidade. E com esse contrato social nós entendemos que ele tem de ser feito com a natureza, um contrato da sociedade como um todo com a natureza como um todo […] o que nós pretendemos é lançar a ideia de que a natureza possa ser mais bem tratada pelo ser humano, que nós tenhamos um acordo com a natureza, e isso tem a ver inclusive com muita coisa que tem sido desenvolvida ultimamente sobre o respeito aos animais. Nós temos que respeitar o mundo ao qual devemos nossa vida”, finaliza o colunista.
Veja o texto na íntegra: Jornal da USP