SBPC realiza Reunião Regional no Espírito Santo no próximo mês

Com o tema “Clima e Oceano: a urgência de construir um futuro sustentável”, evento será realizado de 19 a 21 de fevereiro, na Ufes, em Vitória. Inscrições gratuitas já estão abertas!

cartaz-novas-logos-pdf_page-00011-730x1024A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) realiza, entre os dias 19 e 21 de fevereiro, a sua Reunião Regional no campus Goiabeiras da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), em Vitória. Com o tema “Clima e Oceano: a urgência de construir um futuro sustentável”, o evento reunirá especialistas, pesquisadores, professores e o público em geral para debater a crise climática e a gestão responsável dos oceanos.

As inscrições são gratuitas e já estão abertas. Os participantes inscritos e credenciados terão direito a crachá e certificado geral de participação. Além disso, os dois mil primeiros inscritos que se credenciarem até o dia 19 de fevereiro receberão um material exclusivo do evento.

A programação preliminar, já disponível no site oficial, traz uma série de atividades de destaque. A Sessão de Abertura, no dia 19/02, contará com uma homenagem especial ao físico Ennio Candotti, ex-presidente da SBPC e ex-professor da UFES, falecido em dezembro de 2023. Logo após, o físico Paulo Artaxo, referência mundial no estudo das mudanças climáticas e membro do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), ministrará uma conferência sobre os impactos da crise climática global.

Nos dias 20 e 21 de fevereiro, a programação seguirá com mesas-redondas e conferências que abordam temas fundamentais para o desenvolvimento sustentável, como:

  • Adaptação climática no Espírito Santo
  • Exploração e preservação de biomas oceânicos
  • Poluição atmosférica e saúde pública
  • Tecnologia e prosperidade econômica
  • Impactos e aprendizados do desastre do Rio Doce
  • Educação ambiental e políticas públicas
  • Caminhos para a sustentabilidade
  • Inteligência artificial e suas aplicações científicas

Além disso, o evento oferecerá uma versão especial do Programa SBPC vai à Escola, com oficinas voltadas para professores do ensino básico e estudantes de licenciatura, além de mostras científicas abertas ao público.

Um dos destaques será a exposição interativa “Primatas da Mata Atlântica”, promovida pelo Instituto Nacional do Meio Ambiente, que apresentará a fauna e a importância da preservação dessa rica biodiversidade.

Museu de Ciências da Vida também marcará presença com inovações em técnicas de preservação de espécimes biológicos, demonstrando o valor da ciência para a conservação e a pesquisa.

Conexão com o Espírito Santo e com a Década dos Oceanos

Cláudia Linhares Sales, secretária-geral da SBPC e coordenadora geral do evento, destaca que o tema foi escolhido pela conexão entre o oceano, a economia e as atividades científicas no Espírito Santo, além de dialogar com a “Década das Nações Unidas de Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável” (2021-2030). Ela ressalta a urgência de ações em meio à intensificação dos eventos climáticos extremos, como secas e inundações.

Retorno ao Espírito Santo

A realização da Reunião Regional marca o retorno da SBPC ao Espírito Santo, 30 anos após sua 46ª Reunião Anual, que aconteceu em 1994, com o tema “A ética e a consolidação da democracia”. O evento é uma oportunidade de fortalecer o diálogo com a comunidade local e fomentar o desenvolvimento científico na região.

Para conferir a programação atualizada e realizar sua inscrição, acesse o site oficial do evento: https://rr.sbpcnet.org.br/espiritosanto

Participe da Reunião Regional da SBPC!

Jornal da Ciência