A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) convida a todos para o seminário “SBPC e as Mulheres e Meninas na Ciência”, que será realizado no dia 11 de fevereiro, em São Paulo. O evento reúne especialistas para refletir sobre a evolução da importância da mulher na ciência, as dificuldades para as cientistas chegarem aos cargos de liderança, bem como iniciativas que incentivam meninas a se interessarem e escolherem as carreiras de ciências.
O dia 11 de fevereiro foi declarado pela Assembleia Geral da Unesco como o “Dia de Mulheres e Meninas na Ciência”, tornando-se uma data mundialmente reconhecida. Esta comemoração deve-se ao número ainda inexpressivo de mulheres cientistas, já que em todo o mundo, menos de 30% dos cientistas são mulheres. Assim, também como parte das comemorações dos seus 70 anos, a SBPC – que já teve três mulheres presidentes e hoje a maioria da diretoria é composta por mulheres -, acredita que homenagear nossas cientistas e incentivar as meninas a se interessarem pela ciência é um ponto marcante de sua trajetória histórica, na qual tantas mulheres foram protagonistas do trabalho e anos de lutas e sucesso da maior sociedade científica do País.
O evento será organizado em quatro sessões. Uma primeira mesa debaterá a evolução da importância da mulher na ciência, a situação atual no País e quais caminhos podem ser tomados para uma plena igualdade de oportunidades. Logo em seguida, mulheres que chegaram à liderança em entidades científicas discutirão as dificuldades encontradas, como elas “quebraram” o teto de vidro e chegaram a cargos ainda majoritariamente ocupados por homens. A terceira mesa abordará projetos como a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) – que tem tido uma participação cada vez maior e destacada de meninas -, o “Tem meninas no circuito”, do Instituto de Física da UFRJ, e os trabalhos desenvolvidos pela professora Joana D’Arc Felix, que desenvolve pesquisas de ponta com adolescentes de 14 a 18 anos, na Escola Técnica Estadual (ETEC) de Franca (SP).
Uma sessão especial celebrará mulheres e meninas cientistas com a apresentação do selo dos Correios, lançado em dezembro de 2018, em homenagem à cientista brasileira Johanna Döbereiner, indicada ao Nobel de Química em 1997 por seu trabalho com fixação biológica do nitrogênio e notável pelos estudos que impulsionaram a produção de soja no País.
O evento se encerra com o lançamento do prêmio “Carolina Bori Ciência & Mulher”, uma homenagem da SBPC às cientistas e futuras cientistas brasileira de destaque, que leva o nome de sua primeira presidente mulher.
O seminário, que é gratuito e aberto a todos, terá transmissão ao vivo pelo canal da SBPC no YouTube.
Serviço:
Seminário “SBPC e as Mulheres e Meninas na Ciência”
Data: 11 de fevereiro de 2019, segunda-feira, das 9h às 17h
Local: Rua Maria Antônia, 294, 3º andar (Salão Nobre do Centro Universitário Maria Antonia da USP)
Programação:
09h00 – 09h20: Sessão de Abertura
Ildeu de Castro Moreira (Presidente)
Helena Bonciani Nader (Presidente de honra)
Vanderlan da Silva Bolzani (Vice-presidente, coordenadora do evento)
09h30 – 11h30 – Mesa Redonda: O PAPEL DA MULHER NA CIÊNCIA
Coordenadora: Fernanda Antonia da Fonseca Sobral (UnB)
Participantes: Vanderlan da Silva Bolzani (UNESP), Regina Pekelmann Markus (USP), Márcia Cristina Bernardes Barbosa (UFRGS) e Adla Betsaida Martins Teixeira (UFMG)
11h30 – 13h00 – Mesa Redonda: MULHERES NA LIDERANÇA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
Coordenadora: Lucile Maria Floeter Winter (USP)
Participantes: Helena Bonciani Nader (UNIFESP), Maria Zaíra Turchi (CONFAP) e Francilene Procópio Garcia (CONSECTI)
13h00 – 14h30 – Almoço (livre)
14h30-16h00 – Mesa Redonda: PROJETOS INCENTIVADORES: FEBRACE E TEM MENINAS NO CIRCUITO
Coordenadora: Laila Salmen Espíndola (UnB)
Participantes: Roseli de Deus Lopes (USP – Coordenadora da Febrace), Tatiana Gabriela Rappoport (UFRJ, idealizadora do projeto “Tem Menina no Circuito”) e Joana D’Arc Felix (Centro Paula Souza, ETEC)
16h00 às 17h00 – Sessão Especial: HOMENAGEM ÀS MULHERES E MENINAS CIENTISTAS
Apresentação do selo dos Correios em homenagem a Johanna Dobereiner, dez 2018
Lançamento do “Prêmio Carolina Bori Ciência & Mulher”
Coordenador: Ildeu de Castro Moreira (SBPC/UFRJ)
Jornal da Ciência