A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) realiza nesta sexta-feira, 15 de junho, na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte, o seminário temático “Educação Básica”. O evento é parte do ciclo de oito seminários temáticos que a SBPC está organizando na série “Políticas Públicas para o Brasil que queremos”, como parte das atividades de comemoração de seus 70 anos.
O debate reunirá representantes de todos os setores da Educação Básica – da educação infantil, ao ensino fundamental e médio -, além de entidades científicas como a Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (Abrapec), Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped), Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio), Sociedade Brasileira de Química (SBQ), Sociedade Brasileira de Física (SBF) e a SBPC.
Segundo o organizador do evento, o professor da UFMG Eduardo Fleury Mortimer, uma das principais questões a serem levantadas no seminário é a reivindicação da derrubada da EC 95, que estipula um teto para gastos públicos para os próximos 20 anos. “A grande questão da Educação Básica é o cumprimento das 20 metas do PNE (Plano Nacional da Educação), que envolvem o atendimento aos estudantes, a valorização do professor e a qualidade do ensino. Com a EC 95 não temos nenhuma possibilidade dessas metas serem cumpridas. Como um Congresso que aprovou por unanimidade uma lei como essa – importante e ousada – aprova, depois, uma Emenda Constitucional que impede que se realizem essas metas?”, questiona.
Mortmer, que é conselheiro da SBPC, ressalta que a Educação Básica continua sendo um ponto muito deficiente do Brasil. “Um país, para ser grande, precisa incluir sua população. Para isso, essa população precisa se qualificar com uma educação de qualidade. Isso, sim, é o que dará condições para o Brasil se desenvolver”, afirma.
O objetivo do ciclo de seminários que a SBPC realiza neste semestre é discutir políticas públicas nas áreas de ciência, tecnologia e inovação, educação básica, educação superior e pós-graduação, democratização da comunicação, direitos humanos, desenvolvimento sustentável, Amazônia e saúde pública. A cada encontro será elaborado um documento com diretrizes e propostas gerais para essas políticas. Esses documentos serão encaminhados aos candidatos ao Legislativo e ao Executivo da próxima eleição.
Confira a programação do seminário temático “Educação Básica”:
- Abertura – 8h30 às 09h00
Reitora da UFMG – Sandra Regina Goulart Almeida
Presidente da SBPC – Ildeu Moreira
Secretária Regional da SPBC em Minas Gerais – Adelina Martha dos Reis
Coordenador do Seminário – Eduardo F. Mortimer
- Desafios da política educacional para Educação Básica – 09h00 às 10h10
Fernanda Ostermann – UFRGS/ABRAPEC
Andréa Gouvêia – UFPR/ANPED
Márlon Herbert Flora Barbosa Soares UFG/SBQ
Eduardo F. Mortimer – UFMG/SBPC
Relator: Márcia Serra Ferreira/ SBEnBio
Coordenadora: Adelina Martha dos Reis – UFMG
Debate: 10h10 às 11h00
- Desafios da Educação Básica – 11h00 às 12h15
Educação Infantil – Lívia Fraga – UFMG
Ensino Fundamental – Dalila Andrade Oliveira – UFMG
Ensino Médio – Paulo Carrano – UFF
Ciências da Natureza e Matemática – Regina Célia Grando -UFSC
Humanidades – Luiz Carlos Villalta – UFMG
Relator: Carla Chamon – CEFET-MG
Coordenador: Carlos Roberto Jamil Cury – PUC-MG
Debate: 12h15 às 13h00
Almoço – 13h00 às 14h30
- Temas transversais da Educação Básica – 14h30 às 15h15
PNE – Carlos Roberto Jamil Cury – PUC-MG
Financiamento – Marcelino Rezende Pinto – USP-Ribeirão Preto
Inclusão e Diversidade – Rodrigo Ednilson de Jesus – UFMG
Formação de professores – Denise Trombert de Oliveira
Relator – Vera Lúcia Nogueira – UEMG
Coordenador – Luciano Mendes de Faria Filho – UFMG
Debate: 15h30 às 16h15
- Plenário Final – 16h15 às 17h30
Márcia Serra Ferreira/ SBEnBio
Carla Chamon – CEFET-MG
Vera Lúcia Nogueira – UEMG
Coordenador: Eduardo Fleury Mortimer – UFMG
Serviço:
Seminário Temático da SBPC: “Educação Básica”
Data: 15 de junho, sexta-feira, a partir das 8h30
Local: Auditório Luiz Pompeu de Campos, Faculdade de Educação, no campus Pampulha da UFMG
Agenda dos seminários
Hoje, quinta-feira, estão sendo realizados outros dois seminários deste ciclo: “Direitos Humanos e atos de Estado”, em Brasília; e “Qual o futuro da ciência no Amazonas?”, em Manaus.
No dia 29 de junho será realizado no Rio de Janeiro, na Tenda da Ciência Virginia Schall, o seminário “Direito ao Desenvolvimento, à Saúde e à C&TI” e, o último debate do ciclo será em São Paulo, com o tema “Desenvolvimento Sustentável”.
Informações mais precisas sobre horários, locais e programações de cada seminário temático serão divulgadas amplamente pelos meios de comunicação da SBPC e de outras universidades, instituições e entidades científicas.
Jornal da Ciência