A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) recebeu 56 indicações para o 5º Prêmio “Carolina Bori Ciência & Mulher”. Neste ano, a premiação será dedicada à categoria “Mulheres Cientistas”, que contempla pesquisadoras brasileiras destacadas de instituições nacionais que tenham prestado relevantes contribuições à ciência, gestão científica e em ações em prol da ciência e tecnologia nacional. Ao todo, serão três vencedoras – uma na área de Humanidades; uma em Biológicas e Saúde; e uma nas Engenharias, Exatas e Ciências da Terra.
Nesta edição, 52 Sociedades Científicas Afiliadas à SBPC participaram nomeando candidatas ao prêmio. Do total de indicadas, 15 foram para a área de Humanidades, 20 em Biológicas e Saúde e 21 para as Engenharias, Exatas e Ciência da Terra.
A vice-presidente da SBPC, Francilene Procópio Garcia, destaca o aumento no número de indicações para esta edição do Prêmio, 55% maior que na 3ª edição, quando essa categoria foi contemplada pela última vez. “O expressivo número de inscrições nesta quinta edição do Prêmio Carolina Bori demonstra a importância desta iniciativa liderada pela SBPC, consolidando uma premiação que reconhece e homenageia as mulheres que se dedicam à ciência em nosso país”.
Garcia também reforça a importância da participação das Sociedades Afiliadas no fortalecimento deste importante prêmio dedicado às mulheres cientistas brasileiras. “Neste cenário de avanços, e maior confiança no País, as sociedades científicas cumprem o seu papel no reconhecimento e na indicação de lideranças que inspiram e influenciam um novo momento.”
A vice-presidente da SBPC ressalta ainda que em 2024 será comemorado o centenário do nascimento de Carolina Martuscelli Bori, pesquisadora pioneira no Brasil na área de psicologia experimental, e primeira presidente mulher da SBPC. “Com certeza, o Prêmio Carolina Bori, nesta edição de 2024, se consolida como uma agenda anual da SBPC, e das suas Sociedades Científicas afiliadas, reconhecendo e homenageando as novas ‘Carolinas’”.
Homenagem às cientistas brasileiras
Criado em 2019, o Prêmio “Carolina Bori Ciência & Mulher” é uma homenagem da SBPC às cientistas brasileiras destacadas e às futuras cientistas brasileiras de notório talento, que leva o nome de sua primeira presidente mulher, Carolina Martuscelli Bori. A SBPC – que já teve três mulheres presidentes e hoje a maioria da diretoria é feminina – criou essa premiação por acreditar que homenagear as cientistas brasileiras e incentivar as meninas a se interessarem por este universo é uma ação marcante de sua trajetória histórica, na qual tantas mulheres foram protagonistas do trabalho e de anos de lutas e sucesso na maior sociedade científica do País e da América do Sul.
A cerimônia de premiação ocorre anualmente, alternando duas categorias – “Mulheres Cientistas” e “Meninas na Ciência” -, durante o Simpósio Mulheres e Meninas na Ciência, realizado em celebração ao Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, instituído pela Unesco.
Na primeira edição, 25 Sociedades Científicas afiliadas à SBPC indicaram 29 cientistas brasileiras. A escolhida para receber o prêmio na categoria “Mulheres Cientistas” foi Helena Bonciani Nader, professora-titular da Universidade Federal de São Paulo (EPM-Unifesp). E Alice Rangel de Paiva Abreu, professora emérita da UFRJ, recebeu a “Menção Honrosa”.
A 3ª edição do Prêmio “Carolina Bori Ciência & Mulher” recebeu indicações de 35 Sociedades Afiliadas à SBPC. As vencedoras foram Nilma Lino Gomes, professora titular emérita da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na área de Humanidades; Gulnar Azevedo e Silva, professora titular do Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), na área de Biológicas e Saúde; e Beatriz Leonor Silveira Barbuy, professora titular do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da Universidade de São Paulo (USP), na área de Engenharias, Exatas e Ciências da Terra.
Jornal da Ciência