SBPC reivindica que comunidade seja ouvida com relação à PEC da quebra do monopólio dos radiofármacos

“Por entendermos que a mesma poderá trazer irremediáveis prejuízos à saúde da população brasileira, além de afetar o desenvolvimento científico e tecnológico nesta área tão estratégica da medicina nuclear, a comunidade científica gostaria de ser ouvida, para que possa apresentar seus argumentos contrários à aprovação desta PEC”, afirma a entidade em carta a parlamentares

Leia a carta na íntegra:

Excelentíssimo Senhor

Deputado ZACHARIAS CALIL

Presidente da Comissão da PEC 517/2010

Brasília, DF.

Senhor Deputado,

Nós, da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), vimos por meio desta informar que nas duas oportunidades em que fomos convidados para manifestar a posição SBPC com relação à quebra do monopólio dos radiofármacos por parte da União, de que trata a PEC 517/2010, as Audiências Públicas foram canceladas pouco antes do horário programado. Esta questão afeta diretamente pacientes em tratamento de câncer, principalmente no Sistema Único de Saúde.

Reconhecendo a importância do tema, gostaríamos de reivindicar que a SBPC seja ouvida em audiência pública da referida PEC, já que estávamos preparados para as duas convocações, quando fomos surpreendidos pelo cancelamento. Por entendermos que a mesma poderá trazer irremediáveis prejuízos à saúde da população brasileira, além de afetar o desenvolvimento científico e tecnológico nesta área tão estratégica da medicina nuclear, a comunidade científica gostaria de ser ouvida, para que possa apresentar seus argumentos contrários à aprovação desta PEC.

No aguardo de manifestação, e certos de que esta SBPC merece a oportunidade de se manifestar diante de tema tão relevante para o país.

Atenciosamente,

RENATO JANINE RIBEIRO

Presidente da SBPC.

 Veja a carta em PDF.

Jornal da Ciência