A Secretaria Regional da SBPC no Rio Grande do Sul realiza no dia 08 de maio um ato em defesa da ciência e tecnologia. Entre os temas destacados no evento estão a recomposição do orçamento do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), o espeito à comunidade científica e a liberdade acadêmica. O encontro será no dia auditório do Instituto Latino-americano de Estudos Avançados (ILEA) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), às 17h, em Porto Alegre.
“O encontro atende à convocação da SBPC para nos mobilizarmos e assim chamarmos a atenção da população para a destruição da ciência, tecnologia e inovação no Brasil. Não é só contra os cortes, mas em defesa também dos ataques à razão científica. Estamos vivendo um momento obscurantismos. Há um ataque reiterado à ciência com diversas manifestações, como, por exemplo, o avanço das notícias sobre o criacionismo, o terraplanismo e movimentos contra vacinas”, explica José Vicente Tavares dos Santos, secretário regional da SBPC no RS.
O evento soma forças ao movimento #cienciaocupabrasilia, que a SBPC e diversas instituições científicas e acadêmicas estão articulando no País no início de maio. Cidades como Belo Horizonte (MG), no dia 07, e São Paulo (SP) e Natal (RN), no dia 08, já confirmaram que também irão realizar atividades para somar forças contra o desmonte da ciência no País. “Eventos como estes são importantes para mostrar que as universidades e os cientistas estão atentos e que não aceitam a destruição do seu padrão de trabalho que foi conquistado ao longo de 50 anos”, afirma.
Na capital do Distrito Federal a mobilização acontece nos dias 8 e 9 de maio, com as atividades do #cienciaocupabrasíla. No dia 8, um ato no Congresso Nacional marca o lançamento da “Iniciativa de C&T no Parlamento – ICTP.br” e em defesa da ciência brasileira, com a presença de entidades científicas, instituições de pesquisa e pesquisadores de todo o País. No dia 9 de maio está programada uma reunião o dia todo com o ministro Marcos Pontes, no MCTIC. Na parte da manhã, o encontro será fechado, com um número limitado de representantes de entidades científicas, entre as quais, as que possuem assento no CCT. À tarde, a reunião será aberta a todos os outros representantes da comunidade científica também no auditório do MCTIC. Nos dois períodos, está programado debater os pontos prioritários.
Ação urgente
O governo anunciou em 29 de maio um contingenciamento de 42% nos recursos de investimentos do MCTIC, e de 21% do MEC. Segundo alertou a SBPC, a situação da CT&I e da educação no País atingiu o nível mais crítico das últimas décadas e o funcionamento das agências de fomento à pesquisa do governo federal – CNPq, Finep e Capes – está ameaçado. Esses cortes tornam-se ainda mais graves com a vigência da Emenda Constitucional 95, que estabelece um teto para os gastos anuais do governo pelos próximos 20 anos com base no orçamento executado no ano corrente. Somado a isso, os posicionamentos preocupantes do governo em relação à liberdade acadêmica e de pesquisa, à educação, à preservação do meio ambiente, aos direitos sociais e à própria democracia estão também em causa neste momento.
A SBPC reforça que é urgente que toda a comunidade científica, os amigos da ciência e toda a sociedade unam forças e se mobilizem contra esse cenário de desmonte. Sem educação, sem ciência e sem tecnologia, o País não tem futuro.
Confira as datas locais das manifestações na próxima semana:
Dia 7 de maio
Belo Horizonte (MG) – 9/16h – EXPOSIÇÕES E EXPERIMENTOS CIENTÍFICOS
12h – CONCENTRAÇÃO: Praça Raul Soares. Diálogo sobre a importância da ciência com a população!
13h – Marcha até a Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG).
14h – AUDIÊNCIA LANÇAMENTO da Frente Parlamentar em defesa da Ciência, Tecnologia e Pesquisa. Deputados e deputadas estaduais assumirão o compromisso de defender a ciência e a tecnologia no estado de Minas Gerais junto às entidades, instituições e defensores da ciência e tecnologia!
Dia 8 de maio
Natal (RN) – 16h às 20h – na calçada do shopping Midway Mall (Av. Bernardo Vieira, 3.775).
Porto Alegre – 17h – ILEA/UFRGS (Av. Bento Gonçalves, 9.500)
São Paulo (SP) – 16h – MASP (Avenida Paulista, 1.578)
Brasília – 10h00 Presença na Audiência Pública do Ministro da CTIC, Marcos Pontes, na Comissão de Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática – CCTCI da Câmara Federal, no Plenário 13, Anexo II. [Observação: Há uma limitação de pessoas para participarem da Audiência e, em geral, a entrada passa a ser barrada quando tal número é alcançado. Sugere-se chegar antes do horário marcado para a Audiência].
15h30 – 16h30 – Reunião dos representantes da comunidade científica e tecnológica no Auditório Freitas Nobre (Anexo IV) para apresentação conjunta da Iniciativa para a C&T no Parlamento (ICTP.br) e discussão do cronograma de atividades de 2019
17h00 – Ato de lançamento da Iniciativa para a Ciência e Tecnologia no Parlamento (ICTP.br) e em defesa da ciência brasileira, no Plenário 13, Anexo II, com a presença de parlamentares e representantes das sociedades científicas e acadêmicas e de instituições de pesquisa, universidades, institutos federais, entidades empresariais ligadas à CT&I, grupos de pesquisa, INCTs, etc.
Dia 9 de maio
Brasília – 9h00 – 12h00 – Reunião Fechada do ministro Marcos Pontes, no MCTIC, com representantes das entidades nacionais da comunidade científica e tecnológica (em número limitado e entidades previamente definidas)
13h30 – 16h00 – Reunião Aberta do ministro Marcos Pontes com todos os representantes da comunidade científica e tecnológica, também no MCTIC.
Vivian Costa – Jornal da Ciência