SBPC solicita informações ao CNPq sobre mudanças nos critérios de concessão de bolsas no exterior

Em nota, a assessoria de comunicação da instituição esclarece que o julgamento continua sendo feito pelos Comitês Assessores respectivos de cada área “como sempre foi e como, inclusive, está previsto na Chamada 26/2021”

O presidente da SBPC, Renato Janine Ribeiro, informa que, tendo em vista seguidas manifestações de sociedades científicas contra as mudanças nos critérios de concessão de bolsas no exterior por parte do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), encaminhou-as ao presidente da agência, o qual respondeu que ainda hoje (25) divulgará nota de esclarecimento e se dispõe a realizar lives com as sociedades para aprimorar os procedimentos de atribuição de tais bolsas.

Na tarde desta sexta-feira (25), a assessoria de Comunicação do CNPq enviou uma nota à SBPC esclarecendo que o julgamento continua sendo feito pelos Comitês Assessores respectivos de cada área “como sempre foi e como, inclusive, está previsto na Chamada 26/2021”.

Abaixo a íntegra:

Não há mudança nesse sentido. O julgamento continua sendo pelos Comitês Assessores (CAs) respectivos de cada área, como sempre foi e como, inclusive, está previsto na chamada:

7.2 – Etapas do Julgamento
7.2.1 – Etapa I – Classificação pelo Comitê Julgador
7.2.1.1 – A composição e as atribuições do Comitê Julgador seguirão as disposições contidas na Resolução Normativa nº 002/2015 (essa resolução define os Comitês Assessores).

Haverá uma comissão da Diretoria de Cooperação Institucional que organizará o processo e analisará os convênios internacionais que o CNPq mantém para melhor atrelar o candidato a um grupo de pesquisa, uma rede e, na medida do possível, a esses convênios.

O objetivo é melhor qualificar a submissão e ampliar as parcerias, assegurando ao bolsista um vínculo mais sólido com grupos/redes de modo a facilitar oportunidades para seu retorno.

Jornal da Ciência